• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/05/2021
Notícia

Trilha de Educação Antirracista destaca o rompimento estrutural para o preparo de gerações futuras

Programação traz à tona temas atuais para combater toda e qualquer forma de discriminação

O combate ao racismo estrutural será tema mais uma vez da Trilha de Educação Antirracista, que ocorre nesta segunda-feira (31), às 13h. Organizada pelo Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP), a programação mensal, desta vez, traz o tema “Transformando problemas em oportunidades” para impactar e romper a estrutura racista e preparar uma sociedade antirracista nas gerações futuras.

Voltada para alunos dos anos finais do ensino Fundamental e de todo o ensino médio da rede pública estadual, além de professores e gestores interessados em desenvolver ações antirracistas no ambiente escolar, a ação busca mobilizar a comunidade escolar estadual para atuar como multiplicadora de culturas inclusivas.

Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, ratifica a importância de trazer à tona temas atuais e relevantes para combater qualquer forma de discriminação. “Nas última segunda de cada mês, promovemos conversas a respeito de referências atuais e históricas, além de analisar a importância das ferramentas tecnológicas no processo de uma formação social combativa”, conta.

A Trilha Educação Antirracista será transmitida ao vivo, simultaneamente, em todos os canais dos estudantes do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Depois, estará disponível no Repositório do CMSP.

Sobre o CIEBP
O espaço é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolva a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo, dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.