Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (supletivo) estão iniciando uma nova experiência. Por meio do estudo do cotidiano, a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Sul1 está traçando um projeto, onde o embasamento teórico-científico e social aprendido na escola possa ser utilizado para a troca de correspondência com alunos de outros municípios.
A iniciativa com os alunos do curso noturno (EJA Ensino Médio) de uma escola pública da periferia de São Paulo, escola Homero dos Santos Fortes, em Paraisópolis, Zona Sul da Capital – baseada no contato com a realidade vivida por alunos de outras cidades, em outros estados, preferencialmente localizadas em regiões também diferentes -, deverá promover a interdisciplinaridade entre as chamadas áreas de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas.
O objetivo é ampliar o conhecimento e explorar o contexto cultural de cada região. O trabalho inicial prevê a troca de correspondência com alunos de Mogi Mirim e Santos. Progressivamente, haverá a troca de fotos, e-mails e, para finalizar, uma visita pessoal.
A justificativa do projeto inclui a leitura e a escrita como ferramentas essenciais para o exercício da cidadania entre os alunos, com a compreensão, o entendimento e o uso adequado do texto como elemento de comunicação e acesso à cultura.
Os assuntos apresentados em cada carta serão discutidos em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa, Geografia e História, além de outros docentes. O projeto teve início neste mês de maio e deverá ser estendido até o final de 2004.
Luciane Salles