A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) aplica nesta segunda-feira (4) o quarto e último dia do Provão Paulista. Estudantes matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio respondem questões nas áreas de Matemática e suas Tecnologias (matemática) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia).
O horário de aplicação dos exames é o mesmo da última sexta-feira (1º). Pela manhã, das 8h às 12h, a prova é para quem está na 2ª série. Já o período da tarde é reservado aos alunos da 1ª série, das 14h às 18h.
Mais uma vez é preciso estar atento ao fechamento dos portões das escolas. Na parte da manhã é às 7h45 e, à tarde, às 13h45. A duração da prova é de quatro horas. Estudantes com deficiência terão, ainda, o direito a permanecer uma hora a mais para a realização do exame. O tempo mínimo de permanência nas salas de aulas é de duas horas.
No primeiro dia de provas, os candidatos das 1ª e 2ª séries foram avaliados nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa e língua inglesa) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (física, química e biologia).
Por ser um processo seletivo seriado, o aluno das primeiras etapas do Ensino Médio deve obrigatoriamente participar das provas deste ano. Isso porque as notas desta primeira edição, e as de 2024, serão consideradas quando ele estiver na 3ª série.
Estudantes de fora da rede estadual
Alunos que não estão matriculados em 2023 nas redes estadual municipais paulistas ou nas Etecs farão o Provão em São Paulo, capital. O local de provas é único, a Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na rua João Guimarães Rosa, 111, na Consolação.
Já aqueles estudantes que não tiveram condições de permanecer na capital no fim de semana e participar dos dois dias de avaliação, por causa da greve dos metroviários que atrasou em um dia o Provão, poderão se inscrever nas edições dos anos seguintes, com manutenção do direito de disputar uma vaga nas universidades participantes do processo seletivo.
Para isso, os candidatos devem enviar um e-mail até o dia 8 de dezembro para o endereço requerimentoprovaopaulista@educacao.sp.gov.br com documentos que comprovem a impossibilidade de eles participarem do segundo dia de prova.
A definição foi acordada pela Seduc-SP em conjunto com o Ministério Público. Uma comissão para definir as regras de pontuação desses estudantes para os próximos anos será formada pela Educação de São Paulo e as instituições de ensino superior conveniadas.
O que é o Provão Paulista?
De forma inédita, a iniciativa do Governo do Estado garantirá a oferta de 15.369 vagas diretas e com base no resultado individual no Provão às seguintes instituições de ensino superior públicas estaduais: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 para a USP;
- 934 para a Unesp;
- 325 para a Unicamp;
- 2.620 vagas para a Univesp; e
10.000 vagas para as Fatecs.