• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/02/2020
Divulgação
Boas Práticas

Varal dos sonhos é tema de eletiva em escola estadual

Iniciativa aconteceu na Escola Estadual Pereira Barreto, em São Paulo

O início do ano na Escola Estadual Pereira Barreto, no bairro da Lapa, em São Paulo, foi recheado de atividades diferentes. Com a adoção do Inova Educação para toda a rede, a unidade passou a promover novas atividades entre os estudantes. Uma delas foi uma prática já bem conhecida na rede, mas que nunca sai de moda: o varal dos sonhos.

Feita logo na primeira semana do ano, o Varal dos Sonhos é uma parte da eletiva Projeto de Vida e tem como intuito fazer com que os alunos falem sobre suas perspectivas para o futuro, seus sonhos e suas vontades para além do período escolar. Cada sonho vira é escrito numa folha, que é pendurado num varal ao longo da escola, construindo um imenso lugar de compartilhamento e interação.

O Varal dos Sonhos é uma das atividades planejadas na Escola Estadual Pereira Barreto. Ao longo do mês, os alunos conheceram os nomes e ementas das Eletivas que foram ofertadas no Feirão de Eletivas, na primeira semana de aula.

Eletivas são ofertadas em todas as escolas

Adotado em toda a rede neste ano, o Inova Educação prevê três novos componentes na sala de aula: as eletivas, o projeto de vida e as matérias de tecnologia. A formação priorizará o aprendizado de competências socioemocionais e o papel da escola na formação do indivíduo como um todo.

“As novas matérias debatem assuntos diversos e colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo”, explica Sonia Maria Brancaglion, da equipe da Educação.

O conjunto de Eletivas oferecidas em uma escola será definido a partir do levantamento das necessidades e dos anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores. “A eletiva é o desenho do aluno com a orientação do professor. É o que o estudante quer aprender que faça sentido pra vida dele”, explica o secretário executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Cada escola organiza um “Feirão de Eletivas” no início do ano, para que todos discutam conjuntamente quais serão as Eletivas ofertadas, com base nos interesses e projetos de vida dos estudantes e nas formações e vocações dos professores. Para apoiar o processo, será disponibilizado pela Secretaria um cardápio com algumas opções de Eletivas a partir do levantamento de experiências de sucesso da rede.