A video-conferência realizada ontem, as 15h30 na sala Rede do Saber, sob o tema: Direito ao Alimento e Nutrição, Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável abordou como deve ser o tipo de alimentação apropriada aos jovens e qual deve ser a política adequada de combate à fome.
O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, fez a abertura do evento ao lado da Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.
O Secretário Gabriel Chalita enfatizou em breve explanação que “o papel da escola é formar pessoa, formar o cidadão”, enquanto Maria Helena destacou que “o mais importante na política de segurança alimentar é a educação”.
Logo após a apresentação dos Secretários, a reunião foi conduzida pelo presidente do CONSEA de SP, Bispo Dom Mauro Morelli, acompanhado do Secretário Geral da instituição e professor da Unicamp, Walter Barelli. Durante discurso do Bispo, as questões mais enfatizadas foram:
1 – Direito básico ao alimento e à nutrição; educação e cultura
2 – Responsabilidade da família, sociedade e governos
3 – Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável – CONSEA SP
4 – Política descentralizada: Comissões Regionais de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável – CRSANS.
5 – Recursos Naturais e Desenvolvimento
6 – Nutrição Maternal Infantil Mutirão
7 – Projeto de Lei Orgânica de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável no Estado de São Paulo – LOSANS.
Depois de cada ponto esclarecido na reunião, foi aberta a sessão de perguntas via satélite para cada Diretoria de Ensino do Estado. Encerrados os questionamentos de professores e dirigentes de várias regiões, o Bispo Dom Mauro e o Secretário Walter Barelli fizeram seus agradecimentos a todos os presentes e telespectadores que acompanharam a solenidade, terminando o evento as 17h20.
Alexandre Peppe