• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/05/2004
Últimas Notícias

Videoconferência aborda vida e obra do patriarca José Bonifácio

A Secretaria Estadual da Educação realizou na última quinta, dia 27, por meio de uma videoconferência transmitida nos centros de capacitação instalados nas 89 Diretorias de Ensino do Estado, uma […]

A Secretaria Estadual da Educação realizou na última quinta, dia 27, por meio de uma videoconferência transmitida nos centros de capacitação instalados nas 89 Diretorias de Ensino do Estado, uma palestra sobre a vida e obra do patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Na Baixada Santista, a videoconferência foi transmitida no pólo de capacitação da Diretoria de Santos, instalado na ETE Escolástica Rosa e para os docentes de São Vicente no centro de capacitação instalado na sede do próprio órgão.

A abertura foi feita pelo secretário adjunto da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa. Em seguida, o membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Arlindo Salgueiro, contou um pouco da história do patriarca.

A professora de história Maria Bittencourt, da EE Domingos de Souza, localizada no Guarujá, participou da videoconferência acompanhada por duas alunas da unidade que aproveitaram a oportunidade para aprender um pouco mais sobre o patriarca. “José Bonifácio é uma figura polêmica. Nós já estamos desenvolvendo um projeto na escola que terá como produto final um tribunal. Dividimos os alunos em dois grupos. De um lado, eles terão que provar por meio de pesquisas que José Bonifácio é realmente um herói da nossa história e o outro grupo vai buscar fontes que comprovem que ele não é um herói”, disse a professora.

Quem fará o papel da advogada de defesa é a aluna Laudicéia de Moura Leal, do 1º ano do ensino médio. Ela demonstrou que já tem argumentos consistentes para provar a importância de José Bonifácio para o Brasil. “Ele viveu muitos anos na Europa, onde adquiriu conhecimentos e se tornou um líder político. Quando retornou ao Brasil contribuiu para a independência do país”, destacou a aluna.

Mais de 3.500 professores de história, literatura, educação artística, além de assistentes técnicos pedagógicos, assistiram e interagiram com o palestrante por meio da videoconferência.

Pelo terceiro ano consecutivo, em cumprimento a lei nº 10.878/2001, que institui a semana José Bonifácio de Andrada e Silva no calendário da rede oficial de ensino, o conteúdo da exposição será trabalhado em sala de aula. Este ano o período escolhido foi de 7 a 14 de junho e deverá atingir diretamente 6 milhões de alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual.

De acordo com o secretário adjunto da educação, Paulo Alexandre Barbosa, a homenagem é justa e merecida. “José Bonifácio participou de manifestações que culminaram na Independência do Brasil e foi uma figura essencial no processo de emancipação política, portanto sua história não pode ser esquecida”, afirmou.

O secretário adjunto também mostrou que a importância de José Bonifácio não se limita apenas à Independência do Brasil. Ele teve uma participação ativa no desenvolvimento de sua cidade natal, Santos. “Ele foi o responsável pela aprovação na Assembléia Provincial (equivalente hoje à Assembléia Legislativa Estadual) de uma lei que elevava a Vila de Santos à condição de Cidade, assinada pelo presidente da Província de São Paulo, Venâncio José Lisboa, em 26 de janeiro de 1839, dia em que comemora-se o aniversário da cidade”, destacou o secretário.

Renata Ferrarezi