• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/04/2014
Pais e Alunos

Visão do Futuro distribui óculos para estudantes da rede estadual entre 6 e 7 anos

O próximo mutirão do programa que cuida da saúde ocular dos alunos acontecerá dia 12 de abril

Com o objetivo de melhorar a saúde ocular e evitar dificuldades que possam interferir na educação dos alunos, foi criado em 2009 o Visão do Futuro, voltado para estudantes entre 6 e 7 anos da rede pública. Só em 2013, o programa encaminhou cerca de 14.990 estudantes para avaliações com oftalmologistas, distribuindo gratuitamente mais de 3.500 pares de óculos para os alunos diagnosticados com problemas na visão.

Durante o programa, alunos já receberam gratuitamente tratamentos de glaucoma, cataratas, estrabismos, tumores, entre outros. Os mutirões acontecem durante todo o ano e o próximo já tem data marcada para o dia 12 de abril.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O Visão do Futuro evidencia a importância da participação dos educadores na saúde dos olhos dos alunos. Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Mutirão da Visão

Durante o processo, os estudantes cadastrados no Sistema Visão do Futuro, desenvolvido pela Educação, que passaram por testes de acuidade visual dentro da sala de aula, aplicados por professores habilitados, são encaminhados com os pais ou responsáveis até as clínicas oftalmológicas conveniadas para consulta.

Os alunos contam com o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família e professores mediadores, que desenvolvem atividades lúdicas e de orientação dentro do transporte, ao longo do percurso e no período de permanência na unidade de saúde.

A ação é realizada com parceria da Secretaria da Saúde, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e entidades de oftalmologia parceiras.