Aproveite as férias para conhecer grandes bibliotecas na capital, interior e litoral do Estado
Quem disse que férias e aprendizado não combinam? Uma ótima opção de passeio durante o recesso escolar é visitar e aprender coisas novas em uma boa biblioteca. No estado de São Paulo existem várias, desde acervos municipais, até grandes complexos com milhares de exemplares. Que tal aproveitar o período de descanso e conhecer uma dessas portas para outros mundos? Veja algumas dicas de bibliotecas na capital, interior e litoral de São Paulo:
Capital – Centro
Falando em grandes complexos, um bom lugar para começar sua visita é o CCSP. No centro da capital, o Centro Cultural São Paulo não tem apenas uma biblioteca, mas também uma discoteca (aquelas para ouvir discos mesmo), um grande acervo de quadrinhos, e ainda expõe diversas obras de artistas contemporâneos. Além disso, o local abriga oficinas de arte e dança, feiras e um jardim elevado, tudo num espaço aberto ao público.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo – SP
Capital – Zona Norte
Com 30 mil livros no acervo e uma área de mais de 4 mil metros quadrados, a Biblioteca de São Paulo, em Santana, é uma boa ideia para quem quer mergulhar de cabeça no mundo dos livros. Além do nossos velhos amigos de papel, o local também abriga cerca de 100 computadores com áudio-livros, e até algumas edições clássicas em Braille.
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Santana – São Paulo – SP
Capital – Zona Sul
Se o que você gosta é de literatura fantástica, não pode deixar de conhecer a Biblioteca Pública Viriato Correa. O espaço todo decorado com figuras do tema, estantes tortas e mesas redondas oferece mais de dois mil títulos de livros infantis e juvenis, bem como os mais variados tipos de histórias em quadrinhos.
Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana – São Paulo – SP
Capital – Zona Leste
A Biblioteca Pública Cora Coralina, além de manter o acervo de 38 mil exemplares entre livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, entre outros, mantém o telecentro. Com 16 computadores, o local realiza um trabalho de capacitação e inclusão digital, oferecendo cursos que vão de um nível mais básico como Introdução à Informática, com duração de 20 horas, até níveis mais avançados.
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianazes – São Paulo – SP
Capital – Zona Oeste
A Zona Oeste da cidade de São Paulo oferece várias bibliotecas para o público, entre elas a Biblioteca Anne Frank, que tem o seu nome graças à menina que se refugiou na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, tempo em que ela escreveu um diário que ilustra a situação da época. O local abriga diversos tipos de mídia que podem ser emprestados, inclusive os mangás, quadrinhos de origem oriental.
Endereço: Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi – São Paulo – SP
No interior e litoral do Estado também podem ser encontradas bibliotecas de todos os tipos. Veja abaixo alguns exemplos:
Biblioteca Municipal de Intanhaém
Endereço: Rua Cunha Moreira, 71, Centro – Intanhaém – SP
Biblioteca Pública Municipal de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, 664, Centro – Itu – SP
Biblioteca Municipal de Piracicaba
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333, Centro – Piracicaba – SP
Biblioteca Municipal de Ubatuba
Endereço: Praça 13 de Maio, 52, Centro – Ubatuba – SP