Aluno mais tempo na escola

Um dos focos da Educação paulista, programas que oferecem ensino integral já atendem 261 mil alunos

Escolas que contam com jornada de estudos de até nove horas e meia. Programas que oferecem aos alunos a possibilidade de cursar o Ensino Técnico aliado ao Ensino Médio. Centros de Línguas que ensinam idiomas como italiano, francês e japonês gratuitamente aos estudantes da rede estadual no turno seguinte ao das aulas regulares. Essas são algumas das iniciativas da Secretaria da Educação focadas em oferecer aos jovens paulistas ensino de tempo integral.

A ampliação de programas como Vence, Novo Modelo de Tempo Integral, Centros de Estudo de Línguas e Escola de Tempo Integral é um dos focos do programa Educação – Compromisso de São Paulo, que aposta no modelo para tornar a educação de São Paulo uma das mais avançadas do mundo até 2030.

Conheça os programas que fazem parte do Ensino Integral do Estado de São Paulo.

261 mil estudantes atendidos em 2014
437 escolas estaduais já oferecem educação em tempo integral
Jornada de até 9 horas e meia, incluindo três refeições
atualizado em junho de 2014
Logo da Escola de Tempo Integral
182 escolas atendem em tempo integral em 2014

Novo Modelo de Escola de Tempo Integral

Atualmente, 182 unidades oferecem o novo modelo de ensino em tempo integral, que atendem mais de 55 mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essas escolas da rede estadual de ensino oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média.

Logo do Vence
65 mil atendidos pelo programa

Vence

O programa que une o Ensino Médio ao Ensino Técnico já atende 65 mil estudantes, em instituições conveniadas, para cursos como administração, enfermagem e informática. Também é oferecida a opção do curso regular integrado ao Ensino Técnico, em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo.

Logo do Centro de Estudo de Línguas
Mais de 200 unidades em funcionamento em 2014

Centros de Línguas (CELs)

O estudante pode aprender gratuitamente um novo idioma, em turno diferente ao das aulas regulares, de modo que a jornada de estudos seja ampliada. Em 2013, foram atendidos cerca de 64 mil alunos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês, mandarim e inglês. Em 2014 a expectativa é atender 75 mil jovens.

Logo da Escola de Tempo Integral
255 escolas oferecem esse modelo de ensino

Escola de Tempo Integral (ETI)

Cerca de 57 mil estudantes são beneficiadas por essa iniciativa, que oferece, no contraturno das aulas regulares, atividades esportivas e culturais, permitindo que os alunos permaneçam na unidade de ensino em tempo integral. Ao todo, 255 escolas estaduais, chamadas ETIs, oferecem esse modelo de ensino.

Últimas Notícias