• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/11/2016
Idesp

Confira todas as informações sobre o Saresp, que começa nesta terça-feira (29)

Cinco mil escolas de todo o Estado aplicam exames de Língua Portuguesa e Matemática

Nos dias 29 e 30 de novembro, as cinco mil escolas da rede estadual estarão envolvidas na aplicação das provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano, 1,1 milhão de alunos dos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio terão os domínios das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática mensurados. O exame é a principal ferramenta utilizada pela Educação para identificar a qualidade do aprendizado e, assim, orientar as práticas pedagógicas. Tamanha dimensão exige uma grande logística. Conheça agora alguns pontos:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Quem deve fazer a prova

Além dos estudantes matriculados na rede estadual, o Saresp é aberto a outros sistemas de ensino. Escolas municipais, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, unidades de ensino do Serviço Social da Indústria – SESI e instituições particulares puderam aderir à prova.

Alunos da Fundação Casa, que frequentam classes dos anos e séries avaliados, também receberão os cadernos de questões.

Qual o formato da prova

As provas serão elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Os testes direcionados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental contêm oito questões dissertativas e cinco de múltipla escolha de Língua Portuguesa. Em Matemática, são 13 dissertativas e cinco de múltipla escola. Os outros grupos de alunos responderão apenas itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina). Alunos com baixa visão ou cegos também receberão provas com letras ampliadas e em braile.

Qual a ordem da aplicação por disciplinas

As avaliações serão feitas da seguinte maneira: na terça-feira (29), os alunos que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º e 5º anos) farão as provas de Língua Portuguesa. No mesmo dia, os alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio farão as provas de Matemática.

Na quarta-feira (30), o inverso. Farão as provas de Matemática as crianças do 3º e 5º ano e de Língua Portuguesa os adolescentes do 7º e 9º ano e também da 3ª série do Ensino Médio.

Qual o tempo de duração

A cada dia, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão 3h30 para a realização das provas e os dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio terão duas horas para completarem as provas. Os alunos com deficiência terão uma hora a mais, em qualquer ciclo. No entanto, cada estudante, independentemente do período, terá que permanecer por no mínimo uma hora e meia. Assim como em provas de vestibulares, as folhas de resposta devem ser preenchidas com canetas esferográficas azul ou preta.

A aplicação da prova é segura

De acordo com as regras publicadas em Diário Oficial, cabe ao diretor da unidade garantir a divulgação prévia das datas e horários por ciclo atendido e realizar a capacitação dos candidatos a aplicador. No dia do exame, o servidor precisa orientar a distribuição dos materiais lacrados e depois o armazenamento dos cadernos. Nas salas, as provas das crianças do 3º ano são de responsabilidade de professores da própria escola, enquanto as demais são acompanhadas por docentes que atuem em outras unidades. Todo o processo é supervisionado por membros da comunidade escolar e fiscais contratados pela Vunesp após avaliação de critérios, entre eles não manter vínculo com a rede.