terça-feira, 18/07/2017
Crédito: A2 Fotografia / Marcelo Camargo
Boas Práticas

Estudantes do Ensino Médio cumprem tarefas do “Desafios do Bem”

Propostas pela Campanha Baleia Rosa, as atividades auxiliam na lutam contra o Bullying

A campanha Baleia Rosa surgiu com o objetivo principal de combater as práticas de uma outra campanha que ganhava forças na internet. Desde a sua criação, a aceitação da garotada foi imediata, o que fez com que os desafios do bem, propostos pela Baleia Rosa, se tornassem práticas comuns nas escolas. Antes de entrarem de férias, alguns alunos do Ensino Fundamental, da E.E. Tarcisio Alvares Lobo, se reuniram para completar algumas tarefas que ajudam a combater o bullying.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na EETAL, o bullying é combatido durante todo o ano letivo. É lá que as professoras Alessandra Bogajo, do Ensino Médio, e Ana Lucia Santana Antunes, do Ensino Fundamental, desenvolvem suas aulas-palestras, bem como os trabalhos de confecção de cartazes sobre o tema. Ana Lucia conta que o trabalho é desenvolvido desde o início do ano, tendo em vista que a escola sempre acolhe novos alunos. “Dar continuidade ano a ano faz com que esses alunos que não eram da unidade entendam que ali o Bullying é combatido”.

“Não adianta você simplesmente ir para a punição, se você não trabalhar com a sensibilização. Enquanto o aluno não enxergar que quem está do lado dele é uma criança igual a ele, a gente sempre vai trabalhar na contra mão daquilo que a gente deseja”, explica Ana Lucia.

Ela aproveita para esclarecer que a ajuda dos pais é fundamental na luta. “O que a gente tenta fazer é colocar na cabeça deles [alunos] que existem outras formas de lidar com o conflito que não é através da violência. E a gente precisa que o pai e a mãe comprem essa ideia junto com a gente”.

Após a palestra, Ana Lucia reuniu os alunos na biblioteca para que eles completassem algumas tarefas propostas pela equipe da Campanha Baleia Rosa. Depois de concluir os desafios do bem, a alegria estava estampada no rosto das crianças, conforme conta Ana Julia Loquero Botelho, estudante da unidade de ensino. Segunda a pequena cidadã, ela gostou dessa atividade “porque a gente interagiu com os amigos, e como a gente falou de bullying a gente tem os amigos do lado. Porque às vezes, a gente tem vergonha de falar para o pai e para a mãe, aí a gente fala para os amigos”.

Um dos desafios era escrever as qualidades do colega e dizer a ele em voz alta, para que se tornassem públicas. A aluna Camila Simões dos Santos conta que todos se divertiram bastante com essa atividade, “porque sempre é legal a gente saber as próprias qualidades. E, além disso, mostrar para o nosso amigo que ele também tem qualidades é sempre bom”, deixa claro a estudante.

Já a estudante Bianca Torres Antonio relata o quão importante é que “eles [colegas] saibam o quanto que você gosta deles, para que eles não se sintam tão isolados. Assim, você mostra que tem gente gostando deles”.

Outra atividade, e que chamou a atenção dos alunos que estavam no pátio da escola, foi a confecção de cartazes, que logo foram colados nas paredes da escola. Para a aluna Verônica Moraes da Silva, “foi muito divertido, porque ajudou também a gente a trabalhar em equipe. E porque a gente pode ter ajudado algumas pessoas que passaram pelo pátio enquanto a gente colava os cartazes motivadores, e podem ter pensado que na vida elas podem melhorar”, conclui.