quarta-feira, 21/06/2017
Ensino Fundamental

Feira de Ciências da Diretoria de Ensino de Itu será em dezembro

No ano passado, os alunos apresentaram 24 projetos científicos

Anote na agenda! A Feira de Ciências da Diretoria de Ensino de Itu deste ano será no dia 7 ou 8 de dezembro, no Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), na Praça Antônio Vieira Tavares, 73, em Salto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No ano passado, os estudantes apresentaram trabalhos sobre realidade virtual nas salas de aula, aproveitamento integral dos alimentos, produção de sabão com óleo de cozinha, poluição sonora, perigos da radiação, entre outros temas. No total, 24 projetos foram apresentados.

Os autores do trabalho vencedor da modalidade Ensino Fundamental foram presenteados com um smartphone e os integrantes da equipe vencedora da modalidade Ensino Médio ganharam uma bolsa de estudos de 50%, durante toda a graduação no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

Um dos projetos vencedores ainda foi selecionado para a fase final da FeCEESP (Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo). “Foi uma ação grandiosa, com minicursos, apresentações dos projetos e premiações”, destaca o PCNP (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico) Carlos Alberto Camargo.

Entre os objetivos da feira estão favorecer a produção de projetos científicos, possibilitar a troca de experiências entre os alunos e a interação com a comunidade, contribuir com o fortalecimento da criatividade e buscar soluções para problemáticas da realidade dos estudantes.

“O evento propiciou o protagonismo juvenil, o despertar para a pesquisa com viés investigativo a partir da metodologia científica e letramento científico”, comenta o PCNP Wagner Ferreira Freitas.

Segundo o PCNP José Ricardo Piffer, os alunos gostaram muito de participar da feira. “Percebemos a motivação dos alunos em reproduzir a feira de ciências junto às unidades escolares para despertar e incentivar à pesquisa científica”, conta.

E não somente os alunos se dedicaram ao evento. “Houve engajamento e apoio dos professores orientadores, em uma perspectiva colaborativa, desde as ações nas unidades escolares até a feira regional”, relata a PCNP Inesita Carneiro Daitx.