• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/05/2016
Alimentação Escolar

Horta Educativa transforma hábito alimentar e muda a vida de alunos de Franca

“Antes eu não comia verduras. Mas quando entrei na escola eu aprendi a comer”, conta aluna

Ao detectar a dificuldade dos estudantes em se alimentar de forma correta, a equipe gestora da E.E. Lina Picchioni Rocha implementou, no ano passado, o projeto Horta Educativa de uma forma diferente. A iniciativa acontece na unidade de Ensino Integral, localizada no município de Franca, como um complemento às disciplinas de Educação Física e Qualidade de Vida, fazendo com que o estudante aprenda na teoria e na prática a importância de se alimentar corretamente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Ao vir para a escola vimos que esses alunos tinham dificuldade em se alimentar de forma mais saudável, muito por conta de muitos não terem em casa um adulto para orientá-los, já que os pais trabalham o dia inteiro. Por isso achamos importante fazer este projeto, que já tem mudado o modo de se alimentar desses pequenos”, conta Silvia Regina Reche, diretora da escola.

Aproximadamente 240 crianças participam do projeto participando de atividades de plantio, colheita até a degustação dos alimentos.

Aprender para ajudar a educar

Duas alunas do 5ª ano já colheram os frutos do projeto. Isadora Aparecida Pereira e Camile Rodrigues Marques, ambas da mesma sala, não tinham o hábito de se alimentar com legumes e verduras. Com o projeto, elas aprenderam e até incentivam outros estudantes a participar da iniciativa.

“É importante comermos verduras para ficarmos mais fortes. Eu gosto dessa aula porque é um jeito da escola incentivar outras crianças a comer verduras e legumes”, revela Isadora.

“Antes eu não comia verduras. Mas quando entrei na escola eu aprendi a comer. Também aprendi a não desperdiçar comida”, conta Camile.

“Essas meninas são as porta-vozes do projeto. Ele mudou a vida delas. Hoje, além de se alimentarem melhor, essas alunas incentivam e auxiliam outras crianças que entram na escola a participarem da aula, a comerem de forma mais saudável”, completa Silvia.

Horta Educativa nas escolas estaduais

Em 2013, a Educação assinou um termo de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura para a implantação do projeto Horta Educativa. O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

No acordo, o Fussesp coordena a execução do projeto fornecendo material de apoio como ferramentas, sementes, material pedagógico e didático para a implantação nas escolas. Já a Secretaria da Agricultura elabora o estudo de viabilidade das áreas nas quais são implementadas as “Hortas Educativas”, disponibilizando assistência técnica para assuntos relacionados ao projeto.

Por fim, cabe a Secretaria da Educação disponibilizar o cuidador da horta para cada unidade escolar e encaminhar ao Fussesp relatório das atividades executadas.