segunda-feira, 18/07/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Jovens do Ensino Médio podem fazer curso online e gratuito de mandarim

Alunos podem se inscrever até o dia 3 de agosto

Língua oficial da República Popular da China e de Taiwan, o mandarim também está presente na rede estadual paulista. Em parceria com a Educação, a Universia abriu inscrições para as turmas de 2º semestre do curso online e gratuito de mandarim. Os estudantes interessados em participar devem se inscrever no link que encontra-se na página da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), da Educação.

Clique aqui e inscreva-se no curso

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As inscrições para o curso vão até o dia 3 de agosto ou até o preenchimento total das 192 vagas ofertadas. Podem participar do curso alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa possui carga horária de 80 horas, divididas em dez módulos. A previsão de início das aulas, que serão realizadas por meio do site da Universia, é na segunda quinzena de agosto.

Diferente do português, no mandarim não há conjugação de verbos e os substantivos não são flexionados de acordo com o gênero. Outra diferença fundamental é a variação de tons capaz de mudar o significado completo das palavras.

“O curso foi além das minhas expectativas. É bem explicado e fez um dos idiomas mais difíceis do mundo se tornar fácil. Foi o melhor curso online que já fiz e recomendo todos os alunos a fazerem também”, afirma Lucas Mateus, aluno da E.E. Justina de Oliveira Gonçalves, de Ourinhos, e concluinte da turma do 1º semestre.

Sobre o convênio com a Universia

O convênio, não oneroso com a rede estadual de São Paulo, prevê ainda o ensino da língua a partir da comunicação escrita e oral dos estudantes. Em sintonia com os outros cursos oferecidos pela Educação, o foco também é o acesso a expressões culturais e a história milenar do povo chinês.