• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/05/2016
Escola da Família

Professor da rede mobiliza alunos com aulas de karatê aos fins de semana

Atividade acontece no Programa Escola da Família da E.E. Dr. Leopoldino Meira de Andrade

Há três anos, os estudantes da E.E. Doutor Leopoldino Meira de Andrade, unidade de ensino localizada na cidade de Matão, município de São Paulo, contam com uma aula diferenciada aos fins de semana, durante o programa Escola da Família. Tudo por conta do professor Joares Tavora Ferreira da Silva, educador da rede estadual há oito anos, que ensina, de forma voluntária, karatê aos jovens da comunidade. “Esse projeto tem como finalidade ajudar a escola na educação, disciplinando os jovens. Esse é nosso empenho”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Moro aqui no bairro Jardim Paraíso há uns 20 anos. Nessa época eu já treinava karatê. Percebi que alguns garotos aqui não tinham condições de se deslocar até o centro da cidade e, quando me formei em faixa preta, abri um espaço para a prática desse esporte. Depois estendi a iniciativa para a escola”, afirma.

O aluno participante das aulas ganha todo o material para a prática do esporte. Aos que se destacam, camisetas e até medalhas são os prêmios. Um dos requisitos para os alunos participarem é ter boas notas na escola. “Não cobramos absolutamente nada dos alunos”. As aulas acontecem das 9h às 11h aos sábados e têm média de 25 a 50 alunos participantes entre alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Escola da Família

Iniciado em agosto de 2003, o programa Escola da Família estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos fins de semana para a prática de atividades, que se organizam em quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda.

Segundo um levantamento feito pela Educação, o estado de São Paulo possui 2,5 mil escolas que fazem parte do programa. O programa ainda conta com a participação de voluntários, que podem se inscrever para atuar no programa. Saiba mais aqui.