• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/11/2016
Ensino Fundamental

Saresp: relembre as principais informações sobre a maior avaliação de São Paulo

Provas acontecem nos dias 29 e 30 de novembro, em todo o Estado

A Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro as datas de aplicação da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A avaliação tem por objetivo identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa escolar e a eficiência do currículo adotado em São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam da prova estudantes dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As provas acontecerão nas escolas estaduais e serão acompanhadas, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Simulado auxilia alunos e escolas na preparação para a prova

Com o objetivo de auxiliar o trabalho das equipes gestoras e professores das escolas estaduais, a Educação colocou no ar um simulado com 24 itens de múltipla escolha das duas disciplinas exigidas na prova. O conteúdo está disponível na Secretaria Escolar Digital, clique aqui.

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com a etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade e tipo de perguntas, e tempo para resposta).
O resultado é divulgado no mesmo dia. Os professores de Língua Portuguesa e Matemática, têm ainda acesso aos relatórios de cada classe e região. A ideia é que com os dados em mãos, seja possível identificar as dúvidas dos jovens.

Avaliação para alunos com deficiência visual

Nessa edição, alunos com deficiência visual terão acesso à prova em escrita braile, além de uma versão ampliada (com caracteres ampliados), por disciplina e ano/série. Os estudantes com necessidades especiais farão as provas nas classes e turnos (manhã, tarde e noite) que frequentam na respectiva escola e terão uma hora a mais do que o período convencional para completar a prova.

No caso de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, o tempo para fazer a prova será de até 4 horas e 30 minutos. Já para estudantes do 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio o tempo de conclusão será de até três horas. Caso haja necessidade, a escola poderá disponibilizar a estes alunos um profissional para a leitura de textos.

Para que serve o Saresp?

Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).