• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/03/2020
Destaque

Oficina capacita servidores e docentes da Unesp para aprendizagem digital

Formação online apresenta possibilidades de uso das tecnologias à disposição na Universidade Estadual Paulista

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciou, nesta segunda-feira (30), uma oficina online para apresentar ao corpo de servidores técnico-administrativos e docentes da instituição as possibilidades de utilização das ferramentas e serviços no dia a dia. Uma das plataformas é o G Suite For Education, um pacote integrado de aplicativos de comunicação, colaboração e produtividade licenciado pela Google e utilizado por unidades de ensino ao redor do mundo.

A oficina é ministrada pela designer de experiência de aprendizagem Arlete Meneguette. Professora aposentada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, ela é líder do Grupo de Educadores Google (GEG) da cidade. Ativo desde 2014, o GEG é formado por voluntários que se dedicam à disseminação de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

Cooperação

A parceria da docente com a Unesp para a promoção das atividades teve início em 2018, ano em que a universidade firmou um termo de cooperação técnica com a Google. Meneguette já ofereceu cursos para a rede de bibliotecas, as diretorias técnicas de informática e as seções técnicas de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Em 2019, teve início a cooperação com o IEP³ (Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas).

A oficina que começa em 30 de março dá continuidade ao projeto. Uma primeira turma já está recebendo a capacitação nesta semana, mas a grande demanda motivada pelo período de isolamento domiciliar em razão da pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, levou à formação de nova turma.

A formação gira em torno de um estúdio de aprendizagem colaborativa no Google Classroom. Os participantes são desafiados a percorrer seis trilhas: Acolhimento, Comunicação, Armazenamento, Colaboração, Compartilhamento e Criatividade. Em cada fase, são disponibilizados materiais de apoio e atividades específicas.

“O formato é baseado na abordagem Heutagógica, conceito de aprendizagem autodirecionada em que cada participante é o gestor e programador de seu próprio processo de aprendizagem através do autodidatismo, autodisciplina e auto-organização”, explica Meneguette.

Fases

Ao completar uma etapa com sucesso, o usuário recebe uma recompensa (representada por um emblema da Unesp) e desbloqueia a próxima trilha de aprendizagem. “Cada participante vivencia de forma imersiva seu próprio processo de desenvolvimento e realização ao fazer progressos, aprimorar habilidades e superar desafios. É uma oficina gamificada com base em uma abordagem chamada Octálise”, completa a professora.

Além de passarem a compreender como podem utilizar criativamente aplicativos como o Meet, Shared Drive, Docs e Sheets na área de atuação profissional, os participantes são estimulados a compartilhar o conhecimento adquirido com os colegas da comunidade acadêmica onde atuam. “Esse é o propósito que nos move: empatia, colaboração, compartilhamento e empoderamento”, reforça Meneguette.

Bruno Sampaio Garrido é assistente de suporte acadêmico do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp em Bauru e integra a primeira turma formada neste ano. Ele já projeta colocar em prática a lógica de replicação.

“Quero estender esses conhecimentos aos colegas de departamento, aos alunos do curso de Psicologia e outros interessados em utilizar o G Suite em seus contextos profissionais. Em breve, quero desenvolver conteúdos digitais, como videoaulas no YouTube, para ajudar outras pessoas que queiram aprender mais sobre essas ferramentas”, conta o servidor.

Descobertas

Integrante da mesma turma, a professora Denise Fernandes de Mello, do Departamento de Física da FC, também é entusiasta das possibilidades de trabalho abertas pela experiência. Ela decidiu aproveitar o período de pausa nas atividades presenciais para colocar as novas descobertas em prática.

“Já iniciei a utilização de algumas ferramentas do G Suite com duas turmas para as quais estou dando aula e percebo que, para os estudantes, esses encontros são muito importantes. Acho que manter a conexão com eles neste momento é fundamental”, salienta a docente.

A proposta da oficina, para ela, é instigante. “Não se trata de simplesmente aprender a usar a ferramenta.  Penso que devemos pensar em formas, estratégias pedagógicas que possam promover uma aprendizagem ativa pelos alunos, pontuada pelo propósito e reflexão. Os recursos, portanto, são facilitadores. Cabe a nós pensar em como utilizá-los”, afirma a professora Denise Mello.

A oficina é apoiada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf), a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³) da Unesp.