• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/12/2012
Releases

236 alunos de escolas estaduais participam hoje e amanhã do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2012

Evento marca o encerramento do programa SuperAção Jovem que, neste ano, beneficiou cerca de 100 mil estudantes de 900 escolas de todo o Estado Alunos, professores e gestores da rede estadual […]

Evento marca o encerramento do programa SuperAção Jovem que, neste ano, beneficiou cerca de 100 mil estudantes de 900 escolas de todo o Estado
 
Alunos, professores e gestores da rede estadual de ensino participam hoje e amanhã, dias 10 e 11 de dezembro, do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2012, que será realizado neste ano na cidade de Águas de Lindoia (160 km de SP). No total, 236 estudantes e 150 educadores participam das atividades de encerramento do SuperAção Jovem 2012.

O programa, idealizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio de parceria com o Instituto Paula Souza, atende a alunos do ciclo II do Ensino Fundamental, além de estudantes de Ensino Médio por meio do programa Sala de Leitura.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura, o protagonismo juvenil, a autonomia e a aprendizagem colaborativa especialmente nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Em 2012, cerca de 100 mil alunos de 900 escolas estaduais foram beneficiados com a ação. Neste ano, foram capacitados 1.894 docentes e gestores para o desenvolvimento do SuperAção Jovem nas escolas.

“Essa parceria traz uma contribuição significativa tanto para os profissionais da Secretaria da Educação, como para nossos alunos, o que propicia que as vivências sejam coerentes com o mundo contemporâneo”, comentou a professora Vera Lúcia Goloni, responsável pelo acompanhamento do programa na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Circuito

A edição de 2012 do Circuito Ayrton Senna de Juventude tem como tema “Na escola e na vida, ser protagonista me inspira”, com a apresentação, pelos alunos, de projetos desenvolvidos em suas escolas com temas como motivação, compromisso com o meio ambiente, leitura, trabalho em time e resolução de problemas. Os 236 estudantes que participam do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2012 foram selecionados para representar escolas que participaram das atividades ao longo do ano letivo.

“Trata-se de um evento de reconhecimento do desempenho dos alunos e escolas frente aos objetivos do programa, em que os adolescentes terão a oportunidade de aprimorar o seu aprendizado e exercitar as habilidades adquiridas. O estudante representa sua escola e, ao retornar, compartilha o que aprendeu com os colegas, o que fortalece a continuidade do SuperAção nas unidades de ensino”, afirmou Simone André, coordenadora da área de educação complementar e juventude do Instituto Ayrton Senna.

Participantes

A supervisora de ensino Deise Cristina Siqueli, que representará a Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis (553 km de SP) no encerramento, destacou a importância do programa para os alunos. “O interessante do SuperAção Jovem é que esse trabalho não é promovido pontualmente e sim construído ao longo do ano, o que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades não cognitivas”, disse a professora.

Maria Luiza Domingos de Assis, 14 anos, aluna do ciclo II da Escola Estadual Lesbino de Souza Alkimin, localizada na cidade de Populina (610 km de SP), é uma participantes do Circuito Ayrton Senna de Juventude 2012. “Com o programa SuperAção Jovem tivemos algumas conquistas na nossa escola. No começo, sentíamos algumas dificuldades de participação dos alunos. Ao longo do ano todos foram se adaptando a trabalhar em time e cada um de nós foi percebendo que cada colega tem facilidade de aprendizagem em um aspecto e todos se respeitaram mais a partir disso. Durante o Circuito, vou fazer questão de apontar os aspectos positivos que o programa trouxe à minha escola”, contou a garota.

 

Serviço

Evento: Circuito Ayrton Senna da Juventude 2012

Datas e horários: Hoje (10/12), a partir das 20h, e amanhã (11/12), a partir das 8h30

Local: Hotel Vacance – avenida das Nações Unidas, s/n, Águas de Lindoia, São Paulo