segunda-feira, 13/07/2009
Últimas Notícias

2,6 mil escolas estaduais terão atividades para idosos nos finais de semana

Ação é parte da implantação do FUTURIDADE no Programa Escola da Família Neste mês, a Secretaria de Estado da Educação inicia a implantação do FUTURIDADE – Plano Estadual para Pessoa Idosa, em 2.650 unidades escolares do estado. Os trabalhos acontecem dentro do Programa Escola da Família e envolve todas as 91 Diretorias de Ensino da […]

Ação é parte da implantação do FUTURIDADE no Programa Escola da Família

Neste mês, a Secretaria de Estado da Educação inicia a implantação do FUTURIDADE – Plano Estadual para Pessoa Idosa, em 2.650 unidades escolares do estado. Os trabalhos acontecem dentro do Programa Escola da Família e envolve todas as 91 Diretorias de Ensino da pasta.

Entre as atividades oferecidas estão exercícios físicos, cursos, apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, palestras, entre outros. O calendário será definido por cada Diretoria de Ensino, de acordo com a demanda das escolas participantes do Programa. (Veja, no final do texto, alguns exemplos de atividades já realizadas em algumas Diretorias de Ensino)

Por meio de uma videoconferência transmitida no último dia 19 de junho, os professores foram orientados a convidar os moradores para todas as atividades do programa. A coordenadora do Escola da Família, Mary Kawauchi, conta que a meta é incluir o cidadão da terceira idade no contexto social local. “Temos como compromisso o desenvolvimento de pelo menos uma ação voltada ao idoso em todas escolas”, conta.

De acordo com dados do FUTURIDADE, o Estado de São Paulo tem hoje cerca de 4,3 milhões de idosos. Em 2020, esse número será de 7,1 milhões de pessoas. O Programa Escola da Família já tem uma média mensal registrada de 28 mil participações de pessoas da terceira idade. De janeiro a abril foram mais de 112 mil idosos participantes no Programa. Com a ação, espera-se que esse público aumente. “Estamos trabalhando, em uma iniciativa conjunta com outras Secretarias, para criar serviços e condições de vida digna e saudável para essa população. E o primeiro passo é a educação”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O Programa Escola da Família abre as unidades escolares da rede pública de São Paulo aos sábados e domingos para as comunidades locais, realizando atividades dentro dos eixos esporte, cultura, saúde e trabalho.

FUTURIDADE

O FUTURIDADE foi criado pelo governador José Serra, em 2008, e prevê a realização de campanhas educativas, dentro e fora da escola, a respeito do envelhecimento. A construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento dos idosos e formação permanente de profissionais que lidam com idosos no seu dia-a-dia é outro ponto trabalhado.

Para monitorar o impacto dessas ações, o FUTURIDADE tem um índice criado pela Fundação Seade, para diagnosticar e acompanhar ações e serviços voltados aos idosos.

Primeira iniciativa brasileira para integrar ações e esforços, com o objetivo de aprimorar o sistema de garantias ao idoso, o FUTURIDADE é o resultado de parceria do Conselho Estadual do Idoso, Ministério Público, OAB-SP e todas as secretarias do Governo do Estado.

Ações de Sucesso:

Jales

A região de Jales destaca-se na promoção de atividades destinadas à terceira idade. Cerca de 10% de todas as ações do Programa Escola da Família voltadas a esse público acontecem na Diretoria. Um dos casos de maior sucesso são as palestras sobre sexualidade na terceira idade.

Tupã

As escolas da Diretoria desenvolvem cursos de alfabetização para a terceira idade.

São José do Rio Preto Os voluntários e universitários do Programa visitam entidades de assistência à terceira idade, realizando atividades com os idosos.
São Roque

A Diretoria desenvolve uma ação relacionada à beleza com oferecimento de serviço de manicure, maquiagem e corte de cabelo. A ação promove a auto-estima dos participantes.

Sul 1

Aferimento de pressão e medição de taxa de glicose são algumas das ações desenvolvidas dentro do projeto de vida saudável.

Sul 3

O projeto Afromix promove atividades físicas com dança e muito movimento. Ainda há um projeto de qualidade de vida, o SPA Nutrição, que promove conscientização sobre alimentação saudável e distribuição de sucos. Os idosos também podem participam de cursos de computação.

Jaboticabal

O projeto de inclusão digital promove curso de computação para a terceira idade.

Sumaré

O baile da terceira idade é um dos projetos de maior sucesso do Escola da Família na Região.

Guaratinguetá

Uma vez por mês o Programa é realizado em asilos. Entre as atividades estão: contadores de história, projetos de leitura, jogos e brincadeiras.

Santo Anástácio

Todo final de semana os voluntários buscam os idosos nos asilos e levam para passar o dia na escola, durante a realização do programa. Entre as atividades estão: danças, jogos e projetos de qualidade de vida.

Capivari

Os idosos confeccionam peças para doação à Campanha do Agasalho. Há atividades de alongamento, dança e esportes.