• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/08/2008
Últimas Notícias

545 mil alunos da rede estadual passam por simulado do Enem nesta quarta-feira

Medida comum em escolas particulares chega pela primeira vez à rede estadual de ensino Cerca de 545 mil alunos da rede estadual de Educação participam, pela primeira vez na história, […]

Medida comum em escolas particulares chega pela primeira vez à rede estadual de ensino

Cerca de 545 mil alunos da rede estadual de Educação participam, pela primeira vez na história, de simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Será nesta quarta-feira, 6 de agosto.

Todos os 390 mil estudantes de 3º ano do Ensino Médio regular, 155 mil de Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1.000 alunos de Ensino Médio da Fundação Casa participarão deste simulado. Todas as escolas, em todo o Estado, devem oferecer o simulado a seus alunos.

A prova, elaborada pela Secretaria, segue o banco de dados de questões do Enem de 2005, 2006 e 2007, usando os critérios de habilidades articuladas com as competências gerais.

Os alunos do curso diurno terão redação e questões objetivas aplicadas somente na quarta-feira, dia 6. Já os do noturno passarão pelas questões objetivas na quarta e pela redação na quinta-feira, dia 7.

“É importante que os alunos saibam como é o Enem. Isso é comum na rede particular e agora chega à rede estadual. Queremos que avaliem como é participar de uma prova federal, com horário determinado, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Além de responder as questões no mesmo tempo que haverá no Enem, os alunos passarão pelas mesmas situações da prova federal. O simulado terá 63 questões objetivas e uma redação. Deverá ser aplicado no horário normal de aula das classes envolvidas, pelos professores da turma, que devem acompanhar suas classes – diurno ou noturno – durante a aplicação.

O Enem é um exame federal (acontecerá em 31 de agosto), aplicado pelo Ministério da Educação, e conta pontos para entrada em faculdades, muitas vezes por intermédio de vestibulares.