• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/02/2016
Pais e Alunos

Estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio podem participar

As inscrições para a 12ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas começam nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 1º de abril. As escolas estaduais paulistas interessadas em participar, devem fazer a inscrição no site da OBMEP. Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio podem participar do torneio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de matemática, além também de todas as edições revelar grandes talentos. As provas desta primeira fase serão no dia 7 de junho.   

Confira o calendário da competição aqui.

Edições anteriores

Em 2014, mais de 3,5 milhões de alunos das escolas estaduais paulistas participaram da competição. Foram 50 medalhas de ouro, 198 de prata e 549 de bronze, além de 10 mil menções honrosas.

Para o especialista da equipe curricular de matemática da Secretaria da Educação, João dos Santos Vitalino, o torneio aumenta a motivação do aluno a aprender cada vez mais. “A Olimpíada de Matemática estimula uma aprendizagem da disciplina de forma mais significativa e contextualizada, com uma linguagem mais próxima dos significados. Mais do que uma aplicação de fórmula, é a compreensão do conteúdo da matemática”, destaca.

Os alunos premiados são contemplados com um curso de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “O estudante que tiver interesse de ingressar numa universidade terá aprovação direta para o mestrado. Receber um prêmio desse deixa a família e os alunos extremamente gratificados”, ressalta João Vitalino.

Na hora da competição, os estudantes são divididos em três níveis, o primeiro para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo para jovens de 8º e 9º anos da mesma etapa e o terceiro para quem estiver cursando qualquer série do Ensino Médio.

A competição entre os estudantes é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).