quinta-feira, 01/06/2023
Destaque

Acervo de conteúdo antirracista da Educação de SP inspira projeto na Escola Estadual Professor Andronico de Mello

Por meio de jogos e palestras, estudantes estão arrecadando livros e conhecendo autores que falam de raça e diversidade

Foi a partir do contato com livros de autores negros e indígenas que os alunos e alunas da Escola Estadual Professor Andronico de Mello, começaram a conhecer e se interessar por obras com a temática da diversidade racial. O acervo de cerca de 1,5 milhão de livros foi entregue pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) em toda a rede estadual de ensino e rede municipal da capital.

Depois de participarem de diferentes atividades voltadas para o tema, um grupo de estudantes das terceiras séries do ensino médio desta unidade escolar, junto com a orientação de professores, tiveram a ideia de criar uma biblioteca antirracista. Dentro do espaço de leitura que já existe na escola, eles reservaram um local para colocar somente os livros dessa temática. Os primeiros livros foram justamente os distribuídos pela pasta, que contam com títulos como “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos; “Amoras”, de Emicida; “Lugar de Fala” e “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro; “Mulheres, Raça e Classe”, de Angela Davis; “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo, entre outros.

O grupo se reuniu e desenvolveu um projeto que inclui um “jogo” que vai pontuar os alunos que conseguirem mais livros, objetos de cultura ou materiais de valor significativo para o fortalecimento das identidades negras, indígenas e quilombolas. Com a gamificação, a prática trabalha metodologia pedagógica de forma lúdica e envolvente.

Os alunos também estão trabalhando no convite a palestrantes para eventos de formação dentro da escola, além da produção de cartazes para mobilizar outras turmas da escola para colaboração e doações para o projeto.

Ao todo, já são mais de 180 títulos arrecadados e recentemente, a editora Companhia de Letras foi até a escola para fazer uma entrega e conhecer o espaço onde vão ficar os livros. “Nosso contato com as escolas reforça este compromisso de divulgação e apoio aos projetos, especialmente a temática antirracista que faz parte da essência da Companhia. Também levamos para os alunos um kit que reproduz a exposição realizada na Pinacoteca em São Paulo e que possibilita trazer para o espaço escolar alguns perfis da Enciclopédia Negra, de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz”, destacou Flavia Osti, da Companhia na Educação.

A Companhia na Educação é o núcleo do Grupo Companhia das Letras dedicado ao atendimento dos educadores e trabalha exclusivamente no atendimento às redes pública e privada de educação. “Parabéns à Escola Estadual Andrônico de Melo pelas ações e nossos agradecimentos à Seduc por nos aproximar de iniciativas tão importantes para a formação dos nossos jovens”, enfatizou Flavia Osti.

Além de conseguir doações e participar das palestras, os estudantes trabalham na produção de um documentário sobre a biblioteca, com registros de falas protagonistas e o processo de criação do projeto. Também vão fazer saídas pedagógicas com mediação dos próprios estudantes-protagonistas em conjunto com os professores. As ações do projeto serão trabalhadas nas redes sociais para compartilhamento com toda a comunidade escolar, bem como, com o público geral suas ações antirracistas.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: