• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/02/2021
Pais e Alunos

Acolhimento e protocolos sanitários marcam a primeira semana de aulas em São Paulo

Aulas retornaram em todo estado no dia 8; alunos fizeram revezamento nas aulas presenciais

Nesta sexta-feira (12) se encerra a primeira semana de aulas da rede estadual. Depois de um ano marcado pelo fechamento das escolas por conta da pandemia do Covid-19, estudantes e professores puderam retornar as suas unidades para participar de aulas presencias no regime de revezamento. O momento foi de emoção para muitos, e as escolas – por sua vez- realizaram ações de acolhimento e solidariedade focando nas dificuldades que devem ser superadas neste novo ano letivo.

Confira algumas ações:

Na zona leste da capital os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt participaram de gincanas de socialização. As brincadeiras variam entre alongamento e dança na quadra esportiva, quiz ‘Pode e Não Pode’ focado nas normas sanitárias e um momento para expressar os seus sentimentos vividos durante a pandemia. Todos os alunos receberam em seu primeiro dia presencial o kit escolar com materiais, como cadernos, lápis, borracha e apontador, para uso individual.

No interior, em Ibaté, na Escola Estadual André Donatoni, os próprios estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) se tornaram Jovens Acolhedores. Eles organizaram o momento de acolhimento com conversas sobre Projeto de Vida, sonhos e persistência e também produziram cartazes e um mural com frases de incentivo. Na unidade ainda foram distribuídas, para cada aluno, pulseiras que brilham com um bilhete com os dizeres “Esse ano você vai BRILHAR na nossa escola”.

Em Guarulhos, na Escola Estadual Celso Piva, alunas do ensino médio prepararam um esquete para apresentar aos outros estudantes. Na peça uma aluna falava sobre como seria encarar os novos desafios de voltar às aulas, enquanto isso as outras estudantes representavam suas emoções conflitantes. Enquanto uma a incentiva as outras tentavam faze-la desistir dizendo que ela não seria capaz de recuperar os estudos e deveria largar a escola. No final a aluna supera seus medos e segue para o lado da educação.