• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/02/2023
Notícia

Acolhimento na região de Pirassununga envolve estudantes e responsáveis

Durante toda semana, escolas vão promover atividades de integração, inclusão e colaboração  

Nesta sexta-feira (3), cerca de 3,5 milhões de estudantes retornam às salas de aulas das mais de 5,3 mil escolas da rede estadual de São Paulo. Na Diretoria de Ensino da região de Pirassununga, as escolas preparam dinâmicas e atividades para acolher a volta dos estudantes, professores e servidores.  

Na Escola Estadual Maria Joaquina de Arruda, localizada no município de Leme, a equipe de estudantes acolhedores receberá alunos e professores. Os acolhidos serão recebidos no portão com tapete vermelho, faixa de boas-vindas, bexigas, música e palavras de incentivo. Durante a entrada os alunos receberão pulseiras com cores variadas e seguirão para quadra, onde mesas de café da manhã estarão dispostas e para apresentação do Clube Juvenil de Música.

Após o café, os alunos seguirão para as salas de aula de acordo com as cores junto com os acolhedores para desenvolvimento de atividades como roda de conversa e dinâmicas, finalizando a culminância das atividades com apresentações dos grupos, que vão desde depoimentos, músicas, danças, textos e representações gráficas.

Acolhimento para responsáveis

Em Santa Cruz das Palmeiras, na tentativa de surpreender a comunidade, os alunos acolhedores da Escola Estadual Dr. Carlos Guimarães focaram a atividade de acolhimento para os responsáveis pelos estudantes dos sextos anos, com uma palestra sobre o Programa de Ensino Integral e seus impactos no processo de aprendizagem dos estudantes, atividades e dinâmicas motivacionais com direito a brindes e painéis interativos de bexigas com frases de estímulos para pais e estudantes.

O Dirigente de Ensino de Pirassununga, Pedro Lopes, destaca a importância das atividades de acolhimento. “O acolhimento é uma ação que permite receber as pessoas com empatia, promovendo sentido de pertencimento e motivando para reflexão acerca do Projeto de Vida. O comportamento traz mais significado para as relações interpessoais da condição humana, para além do acolher, amparar e estabelecer vínculos”.