• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/08/2005
Últimas Notícias

Agita Galera na Escola Estadual Caetano de Campos

Mesmo com 16 ºC de temperatura nesta manhã de sexta-feira, 26, o Agita Galera não deixou ninguém passar frio na Escola Estadual Caetano de Campos situada na rua João Guimarães […]

Mesmo com 16 ºC de temperatura nesta manhã de sexta-feira, 26, o Agita Galera não deixou ninguém passar frio na Escola Estadual Caetano de Campos situada na rua João Guimarães Rosa 111 – Consolação – na capital de São Paulo. Cerca de 200 pessoas entre alunos e comunidade participaram da festa que durou duas horas.

Em parceria com a Academia ACM o programa desenvolveu diversas atividades, como futebol de salão, judô, body jam, cama elástica e aulas de dança. Quem não tinha o hábito de se exercitar, aderiu. Quem tem, gostou ainda mais, como Willian Santos, 16, aluno do 2º ano do ensino médio, que sempre participa do Agita Galera. “Não gosto de ficar parado, até na hora do intervalo tenho que praticar alguma atividade física como vôlei, basquete ou qualquer outro”.

Realizado anualmente sempre na última sexta-feira do mês de agosto, o Agita Galera chega à nona edição cultivando hábitos de atividade física na linha de cidadania ativa. A coordenadora pedagógica da escola, Silvia Helen, que participa do programa há 3 anos, realçou a importância de os alunos se interagirem nas atividades. “É um método para que os alunos, através das atividades, possam aprender como a saúde é importante”.

 

 

 

 

 

 

Agita Galera

O Agita Galera é um evento em sintonia com as iniciativas da UNESCO, que propõem para 2005 o tema do Ano Internacional da “Juventude, Educação Física e Esporte”, demonstrando a característica de vanguarda do programa brasileiro no que se refere à promoção da saúde na infância e adolescência.

Segundo o coordenador do programa, Erinaldo Luiz de Andrade, a mensagem é mostrar como os 30 minutos de atividades diárias podem ajudar na saúde, e que quando começadas desde crianças podem auxiliar bastante também nos tratamentos das doenças crônicas.

 

 

 

 

De olho no Sedentarismo

O principal fator de risco para a boa saúde é a inatividade física. Hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo vêm na seqüência na lista de condições que ameaçam a qualidade da saúde pública.

Alguns estudos mostram que o estilo de vida dos pais influencia o comportamento das crianças em relação à atividade física. A criança que tem uma mãe ativa tende a ser duas vezes mais ativa do que filhos de mães sedentárias. Se o pai for ativo, o filho é 3,5 vezes mais ativo. Agora, quando pai e mãe praticam esportes, o filho pode ser até seis vezes mais ativo do que crianças que têm pais inativos.

Ronaldo Tenório

Fotos: Paulo Cesar