terça-feira, 18/05/2004

Aldeia Piaçaguera homenageia dirigente de Ensino de São Vicente

Homenagear uma guerreira. Foi com esse objetivo que os índios da aldeia Piaçaguera, localizada em Peruíbe, no Litoral Sul, promoveram na última sexta-feira, dia 14, uma festa como forma de […]

Homenagear uma guerreira. Foi com esse objetivo que os índios da aldeia Piaçaguera, localizada em Peruíbe, no Litoral Sul, promoveram na última sexta-feira, dia 14, uma festa como forma de agradecimento à dirigente regional de Ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, pelo trabalho que ela vem desenvolvendo na região há 9 anos e pela luta constante em benefício da preservação da cultura indígena junto à Secretaria Estadual da Educação.

A construção da Escola Estadual Indígena Tupi Guarani Ywy Pyaú, a formação de professores por meio do magistério indígena, as capacitações realizadas pela Oficina Pedagógica e as aulas de informática com acesso à Internet oferecidas pelo NRTE (Núcleo Regional de Tecnologia Educacional) foram algumas das iniciativas concedidas pelo Governo do Estado à aldeia Piaçaguera nos últimos anos.

A cerimônia contou com rituais indígenas, apresentações de dança, música e teatro. A índia Catarina Delfina dos Santos agradeceu à dirigente pelos conselhos e intervenções necessárias feitas em prol da escola indígena. Oneide agradeceu a homenagem e não escondeu a emoção. “Esta festa é um marco em minha vida, assim como foi o nascimento do meu filho. É fruto do reconhecimento de um trabalho árduo, porém recompensador”.

A professora Fabíola dos Santos Cirino afirmou que o incentivo da dirigente foi essencial para o término do curso. “Ela sempre nos apoiou muito”, complementou a índia.

O evento foi prestigiado pelo coordenador regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Cristiano Hunter, diretores de escola, professores, alunos da E.E. Francisco Pereira da Rocha (Peruíbe), entre outros.

Renata Ferrarezi