• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/08/2004
Últimas Notícias

Alimentação de alunos da rede Estadual de ensino segue novo conceito e tem seu 1º livro de receitas

Nesta segunda-feira, dia 16, às 15 horas, a Escola Estadual Homero dos Santos Fortes servirá de cenário gastronômico. Na presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Educação, prof. […]

Nesta segunda-feira, dia 16, às 15 horas, a Escola Estadual Homero dos Santos Fortes servirá de cenário gastronômico. Na presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Educação, prof. Gabriel Chalita, será lançado o I Livro de Receitas da Merenda Escolar, que se enquadram no novo conceito de alimentação para os alunos da rede Estadual de Educação. No processo de evolução do que é servido aos alunos, as receitas e os pratos obedecem a padrões de nutrição, balanceamento e um novo tipo de serviço: os próprios alunos já montam seu prato dentro do esquema self-service em 400 escolas da rede Estadual.

A iniciativa objetiva inovar e variar o cardápio-padrão da refeição escolar, valorizar e incentivar o profissional que prepara a merenda e aumentar a aceitabilidade e o consumo dos alimentos servidos às crianças.

Diariamente, cerca de 900 mil alunos de ensino fundamental recebem uma refeição de qualidade, compreendendo aspectos higiênico-sanitário, nutricional, operacional, sensorial e conceitual. A merenda escolar é hoje saudável e ainda ensina o aluno a manter bons hábitos alimentares, oferecendo-lhe, entre outros alimentos, arroz, feijão, carnes, ovos, macarrão, legumes, verduras, bebidas lácteas, sobremesas lácteas, biscoitos e flocos de milho.

O livro

A publicação é resultado de um concurso realizado durante a capacitação de preparadores da alimentação escolar, em que foram selecionadas as receitas que atendessem aos critérios de criatividade, economia, facilidade no preparo e praticidade, entre outros.

A criatividade de 21 cozinheiras acabou sendo premiada. Cada uma delas receberá um forno elétrico, com o qual poderão desenvolver ainda mais suas potencialidades.

O livro será distribuído gratuitamente para 1.700 escolas da rede centralizada e localizadas em 25 municípios. As escolas da rede descentralizada e municipalizada que também tiverem interesse, e solicitarem o livro, poderão recebê-lo. O livro contém 88 receitas que utilizam os produtos adquiridos e enviados às unidades de ensino fundamental. O livro vem recheado de delícias para todos os gostos: das entradas às sobremesas.

Diariamente, cerca de 900 mil alunos de ensino fundamental recebem uma refeição de qualidade, compreendendo aspectos higiênico-sanitário, nutricional, operacional, sensorial e conceitual. A refeição escolar é hoje saudável e ainda ensina o aluno a manter bons hábitos alimentares, oferecendo-lhe, entre outros alimentos, arroz, feijão, carnes, ovos, macarrão, legumes, verduras, bebidas lácteas, sobremesas lácteas, biscoitos e flocos de milho.

Sirva-se

O Departamento de Suprimento Escolar (DSE), responsável pelas refeições e compilação do material publicado, também dedica grande parcela do seu esforço ao aprimoramento da qualidade de servir. O projeto Sirva-se é prova disso. Foram desenvolvidos balcões térmicos para que os alunos possam usar o sistema self-service. O equipamento, com durabilidade aproximada de 10 anos, tem altura e profundidade apropriadas para que a criança se movimente com autonomia.

Segundo o secretário Estadual de Educação, professor Gabriel Chalita, com o sistema a criança e o adolescente aprendem a se educar com coisas simples. “Um projeto educativo envolve, inclusive, questões como pegar um prato, manejar os talheres e escolher alimentos sem imposição e limitação”, afirmou.

Dentre os conceitos trabalhados pelo projeto destacam-se a melhoria da apresentação da refeição escolar para a população da rede pública; o direito de escolha dado ao aluno; o estímulo à auto-avaliação de suas necessidades alimentares; noções de qualidade e quantidade de alimentos; formação de bons hábitos alimentares; cidadania; além da diminuição do preconceito e do desperdício.

Grandes consumidores

Para produzir 200 milhões de refeições por ano, o que equivale a 18 mil toneladas de alimentos servidos, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da DSE, adquire anualmente 3 mil toneladas de arroz, 3 mil de feijão, 2 mil de macarrão e 3 mil de carne.