• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/08/2019
Boas Práticas

Aluna do Centro de Estudo de Línguas ganha bolsa de estudos na Alemanha

Intercâmbio é fruto de uma parceria da Secretaria com instituto internacional para ensino de alemão em 33 unidades

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes que desejam conhecer novas culturas e melhorar a aprendizagem de outro idioma. Para Francielle Gonçalves Teixeira, estudantes do Centro de Estudo de Línguas (CEL) vinculado à Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema, esse sonho se tornou realidade graças a uma parceria das Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Goethe.

Formada no Ensino Médio pela Escola Estadual Antônio Branco Rodrigues Junior, a estudante de 19 anos foi contemplada com uma bola de estudos na Alemanha. O prêmio se deu pelos bons resultados que ela apresentou no exame de proficiência Fit in Deutsch em 2018, aplicado pelo instituto a todos os alunos da rede que cursam o idioma em alguma unidade do CEL.

Francielle está animada. A viagem acontece no início de 2020, durante o rigoroso inverno europeu. “Eu sempre gostei da Alemanha pela sua história e a língua alemã também me conquistou. Agora estou ansiosa para conhecer o país e também ver a neve”, conta a aluna, que também já cursou espanhol e inglês no CEL.

Além de bolsas de estudo, o Instituto Goethe certifica gratuitamente os estudantes dos CEL’s em língua alemã. Tudo fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. “É fundamental formar parcerias para nossos estudantes terem cada vez mais acesso a novas línguas. É um objetivo da secretaria fortalecer o ensino de outras línguas, não apenas o inglês”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Atualmente 33 unidades, espalhadas por todo estado oferecem o curso de alemão para mais de 1,5 mil estudantes. O Goethe-Institut São Paulo organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Dentre suas atividades, oferece cursos, workshops e seminários para professores na área de alemão como língua estrangeira, além de um amplo programa de exames e provas de alemão.