Câmera ligada, microfone na mão e muita curiosidade. Foi assim que Gabriela Milene, aluna da E.E. Ryoiti Yassuda, em Pindamonhangaba, encarou o desafio de tornar-se repórter por alguns instantes e descobrir o que havia de melhor na I Feira de Ciências do Ensino Integral, que ocorreu neste mês de novembro, em Águas de Lindoia, no interior do Estado.
Gabriela percorreu os corredores da feira para saber mais sobre alguns dos 151 projetos que estavam expostos. Dentre eles, conversou com os alunos da E.E. Celso Henrique Tozzi, que apresentaram o projeto “Pedalando com sustentabilidade”. A jovem falou também com estudantes da E.E. Professor Francisco Pereira da Silva, responsáveis pelo projeto “Sensor de Presença”. “Vi que tivemos projetos muitos bons e a feira estava muito interessante. Adorei a missão de entrevistar alguns colegas estudantes”, conta.
Cerca de 400 jovens, de 47 escolas de Ensino Médio do novo modelo de tempo integral, participaram do evento, que foi marcado pelo protagonismo juvenil e pelo empreendedorismo dos alunos pesquisadores. Os 151 trabalhos apresentados no evento foram desenvolvidos no decorrer do ano letivo, durante as disciplinas eletivas, em grupos formados por três alunos e sempre com a ajuda de um professor orientador.
Feira de Ciências
A I Feira de Ciências do Ensino Integral foi dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iorque representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.
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