Entre os 250 jovens que atingiram nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está Luísa Rodrigues Lima e Silva.
A aluna do 2º Ano do Ensino Médio na E.E. Antonio Marinho de Carvalho Filho, em Presidente Venceslau, prestou o exame como traineira para testar seus conhecimentos e acabou atingindo o resultado.
O estímulo para se inscrever no exame veio do corpo docente da escola depois do seu desempenho no projeto “Revista Literária” que reuniu contos de alunos. O conteúdo do “Eternamente Cinzento” despertou a atenção da professora de Língua Portuguesa Marilane Vanalli que começou a acompanhar de perto as produções textuais de Luísa. “Ela foi minha motivadora e passei a escrever mais. Tomei gosto. Isso me ajudou, pois consegui desenvolver bem o assunto. A prova está na nota”, explica.
Rotina de estudos
Já Aline Aparecida Cavalcanti Silva conquistou 920 pontos. Estudante do Ensino Médio da E.E. Dona Ana Rosa de Araújo, na capital paulista, ela acordava de segunda a sexta, 01h da madrugada para estudar. “Era o único momento que encontrava silêncio em casa. Só parava às 05h para ir à escola”. A rotina de quatro horas de estudos se estendeu ao longo de um ano e rendeu um saldo positivo. Além da nota expressiva no Enem, Aline se destacou na Olímpiada de Química da USP na categoria “Redação”.
Certificação pelo Enem
Os candidatos que prestaram o Enem para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio já podem conferir as orientações para a retirada do documento. Para ser considerado aprovado é necessário ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e no mínimo 500 pontos na redação.
– Acesse aqui o local para a retirada do seu certificado