quarta-feira, 29/05/2019
Ensino Fundamental

Alunas do Ensino Fundamental podem se inscrever no projeto Mergulho na Ciência USP

As inscrições terminam na próxima sexta-feira (31)

Com o objetivo de incentivar cada vez mais as mulheres no mundo da ciência, a Universidade de São Paulo promove curso gratuito para 50 alunas de instituições de ensino públicas e privadas. As inscrições para o Mergulho na Ciência terminam na próxima sexta-feira (31).

“O primeiro desafio é desconstruir a cultura de desigualdade entre os gêneros e eliminar estereótipos. Nossa sociedade ainda enxerga que meninos e meninas têm papéis diferentes e, por isso, são estimulados a se engajar em atividades compatíveis com esses modelos”, ressalta a professora Luciana Lopes, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, cientista palestrante em Farmacologia.

A Leticia Costa-Lotufo, docente do ICB-USP e palestrante em Farmacologia, destaca o aumento de mulheres na área. “É necessário reescrever os padrões que regem a carreira cientifica, incentivando a igualdade entre homens e mulheres. Vemos com entusiasmo a participação feminina e o ingresso cada vez mais expressivo delas na academia e outras instituições de pesquisa. No entanto, a participação das mulheres ainda é menor em posições hierarquicamente mais altas”, explica.

Podem participar alunas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Diversos assuntos relacionados ao universo científico serão abordados por meio de palestras, oficinas e aulas práticas com professoras e pesquisadoras da USP. As atividades serão realizadas entre os dias 24 e 27 de julho, no Instituto Oceanográfico (IO) da universidade, em período integral.

A escolha será feita por sorteio. Serão sorteadas 25 alunas de escolas públicas e 25 de instituições particulares. Para as monitorias, serão 15 graduandas.

As interessadas devem se cadastrar no site do projeto. Depois disso receberão um email de confirmação de inscrição. No dia 5 de junho, haverá um sorteio online com transmissão ao vivo pela rede social Instagram. Caso ocorram desistências, será realizada uma segunda chamada no dia 12 de junho.

Astrobiologia, Astronomia, Educação, Engenharia, Farmacologia, Física, Microbiologia, Neurociências, Oceanografia, Química, Zoologia e Evolução são os temas que serão abordados durante as aulas.