O período de férias escolares é uma boa oportunidade para aproveitar o tempo livre com a família e os amigos. E a leitura pode fazer parte dessa programação. Montar um clube de leitura pode ser uma atividade divertida e prazerosa.
“Quem lê mais, escreve muito melhor. Tem mais criatividade, e isso é muito importante!”, afirma a professora Tania Tedeschi, da escola Professora Dinah Lucia Balestrero, localizada no município de Brotas.
A leitura oferece diversos benefícios. Para o estudante Caio Alvaredo Lima dos Santos amplia o repertório do leitor. “A leitura traz cultura e conhecimento, ela diversifica o nosso saber em relação às demais culturas”, explica.
Separamos algumas dicas para você montar o seu clube de leitura. Para isso é necessário ter um gosto em comum: leitura.
Convide os amigos que gostam de ler: chame o seu amigo da escola, alguém da família ou seu vizinho. O importante é montar um grupo com pessoas interessadas pela leitura.
Faça uma votação para definir a obra que será estudada: depois de montar o grupo, faça uma lista com sugestões de livros que podem ser estudados. Lembrando que as obras precisam ser relacionadas ao objetivo do grupo. Por exemplo: se o clube de leitura é para ajudar no vestibular, escolha os livros obrigatórios estabelecidos pelas faculdades. Uma opção é fazer um sorteio para definir a obra.
Defina um local para o encontro: pode ser no parque, na sua casa ou na residência de um amigo. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.
Duração do tempo do encontro: evite encontros longos e cansativos, pois é muito fácil de perder o interesse. Uma hora de discussão é um bom tempo para trocar conhecimento. Conforme os encontros vão acontecendo, o grupo vai sentindo a necessidade de aumentar ou diminuir os encontros.
Monte um gabinete com os integrantes: é importante montar um boletim informativo com todas as informações que foram trocadas durante o encontro. Faça uma votação para presidente, vice-presidente e secretário.