• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/12/2004
Últimas Notícias

Alunos conhecem conceitos de Meio ambiente e fazem integração com a natureza

Com o objetivo de proporcionar a continuidade das ações desenvolvidas no ano de 2003, com o projeto reciclagem, a Escola Estadual Professor Edir do Couto Rosa, em Ferraz de Vasconcelos, […]

Com o objetivo de proporcionar a continuidade das ações desenvolvidas no ano de 2003, com o projeto reciclagem, a Escola Estadual Professor Edir do Couto Rosa, em Ferraz de Vasconcelos, Diretoria de Ensino de Suzano, ancorou um novo projeto de educação ambiental com o tema: Educar para preservar e transformar a natureza humana.

Novas perspectivas foram incorporadas e, a partir dos resultados obtidos, foram acrescentadas ações para possibilitar uma visão mais ampla sobre a preservação.
Seguindo uma tendência mundial de preservação ambiental e o provável perigo de catástrofes ambientais, a escola se propôs a desenvolver ações educativas para a conscientização coletiva.

O trabalho foi desenvolvido em etapas. Numa primeira fase, os alunos fizeram a arrecadação de materiais recicláveis como garrafas PET (refrigerante), latinhas de alumínio, embalagem tetra pack (leite e suco), papel (jornais, revistas, folhas utilizadas) e papelão (caixas), para colaborar com a limpeza da escola e da cidade. Os alunos pesaram os materiais recolhidos e cada aquisição valia pontos para o grupo.

Num segundo momento, fizeram a montagem do painel nas salas com informações sobre os temas água, lixo, poluição, desmatamento, extinção, saneamento, saúde e outras questões ambientais. Além disso, os alunos utilizaram material reciclável para criar peças usadas no dia-a-dia.
A proposta foi desenvolver a responsabilidade e o respeito ao trabalho em grupo, obter conhecimento e ser um agente multiplicador.

“A escola ficou mais bonita , mais humana, procurando cumprir seus papéis sociais, ajudando na transformação e conscientização da cidadania”, disse a coordenadora do projeto, profª Carla Andréa.

Com a conclusão do projeto, 40 alunos da escola foram premiados com passeio Ecoturístico na Serra Caminho do Mar, nesta sexta-feira, 3 de dezembro. O caminho deverá desvendar os instrumentos de conservação e a descoberta para o desmatamento e a poluição atmosférica.

Luciane Salle