• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/11/2013
Pais e Alunos

Alunos criam fechadura iluminada e apresentam o projeto na I Feira de Ciências

Objetivo é acabar com a dificuldade de abrir a porta de casa no escuro

Para participar da I Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral, os alunos José Augusto Sgarbi Xavier, Jerrá Axel Teixeira de Oliveira e Davi Silva Martins das Neves, ambos com 15 anos de idade e estudantes da E.E Ilza Ilma Moeller Coppio, de São José dos Campos, desenvolveram o projeto Fechadura Iluminada. A ideia surgiu após o pai do estudante Davi encontrar dificuldades para achar a fechadura na porta de casa quando já está escuro e as luzes estão apagadas.

Em abril deste ano, quando os alunos iniciaram as pesquisas para desenvolver o projeto que iriam apresentar na feira, pensaram primeiro em um imã na fechadura, que quando a chave fosse aproximada da maçaneta da porta, já encaixasse na fechadura. “Esse primeiro projeto não deu certo, pois seria necessário um imã bem resistente e não seria certeza que a chave fosse diretamente para dentro da fechadura”, explica Davi.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com essa dificuldade no projeto inicial, os alunos precisaram adaptar a ideia e, então, criaram a Fechadura Iluminada. “Esse produto permite a pessoa a acender o interruptor que ficará instalado do lado da fechadura e funciona por bateria localizada na maçaneta”, conta o aluno cientista Jerrá.  Segundo as pesquisas dos estudantes, se o projeto estivesse em mercado teria um custo médio de R$20.

Feira de Ciências

A feira estava dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iork representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.