A competição nacional acontece entre os dias 9 e 18 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba, e reunirá cerca de 3.300 atletas de escolas públicas e privadas de todo o país
Na próxima quinta-feira, 8 de setembro, 45 alunos de escolas estaduais de todo o Estado embarcam para João Pessoa, na Paraíba, onde disputarão as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A competição nacional acontece entre os dias 9 e 18 de setembro e reunirá cerca de 3.300 atletas de escolas públicas e privadas de todo o país.
A seleção paulista contará com representantes da rede estadual nas modalidades atletismo, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, pentatlo, hexatlo, salto em altura, salto em distância, ciclismo, judô, tênis de mesa, xadrez, basquete e vôlei. O torneio também contará com competições de futsal, ginástica rítmica, handebol, natação e badminton.
Aluna da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, de Campinas, Mylla dy Maylla foi uma das selecionadas e representará o Estado de São Paulo na disputa do pentatlo. “Me preparei muito para a seletiva e senti que iria conseguir um bom desempenho”, afirma a estudante, que agora foca seus treinos para colher bons frutos no campeonato nacional. “Quero me prepara melhor para as provas que são mais difíceis para mim, como os 800m rasos e o arremesso de peso”, salienta.
Assim como Mylla, os outros estudantes que representarão o Estado na competição foram classificados em seletivas que reuniram os vencedores das etapas regionais do 1º Campeonato Escolar Olímpico Rumo a 2016. A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e voltada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de toda a rede estadual, além de representantes de escolas municipais e particulares em todo o Estado. A proposta é estimular a prática esportiva e formar jovens para os Jogos Olímpicos de 2016.
Sobre as Olimpíadas Escolares Brasileiras
As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura, em agosto de 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005.
Alunos selecionados por modalidade e Diretoria Regional de Ensino
Capital
DE Leste I – 10 (basquete)
DE Leste III – 1 (atletismo)
Região Metropolitana de São Paulo
DE de Osasco – 3 (atletismo)
DE de Carapicuíba – 1 (atletismo)
DE de Mogi das Cruzes – 1 (judô)
DE de Caieiras – 1 (judô)
Região do ABCD
DE de Diadema – 1 (atletismo)
DE de Santo André – 2 (atletismo e tênis de mesa)
Região Baixada Santista
DE de Santos 1 (ciclismo)
DE de São Vicente – 2 (judô)
Região de Marília
DE de Assis – 1 (atletismo)
Região de Campinas
DE de Campinas Leste – 1 (atletismo)
DE de São João da Boa Vista – 1 (judô)
DE de Jundiaí – 1 (atletismo)
DE de Limeira – 1 (ciclismo)
Região de São José do Rio Preto
DE de Fernandópolis – 10 (vôlei)
Região de São José dos Campos
DE de Taubaté – 1 (atletismo)
DE de São José dos Campos – 2 (atletismo e judô)
DE de Pindamonhangaba – 1 (atletismo)
Região de Presidente Prudente
DE de Adamantina – 1 (atletismo)
DE de Presidente Prudente – 1 (atletismo)
Região de Registro
DE de Registro – 1 (xadrez)