Escolas estaduais da região de Itararé terão 52 alunos na 19ª São Silvestrinha. Participantes do projeto “Saber correr para correr pelo saber”, os estudantes de 11 a 15 anos estão inscritos na prova que será realizada dia 28 de dezembro, a partir das 15h, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, zona sul da capital.
A participação na versão infantil da São Silvestre, tradicional corrida de rua realizada em São Paulo, encerra o calendário do projeto implantado pela Diretoria Regional de Ensino de Itararé em seis escolas estaduais. O objetivo da iniciativa é diversificar as atividades esportivas, desenvolver a consciência corporal por meio de treinamento e explorar os conteúdos multidisciplinares possíveis na prática da corrida.
O incentivo da escola para os estudantes participarem da corrida cativou o aluno Wellington de Oliveira. “Essa é a primeira vez que competirei a São Silvestrinha. Com os treinos, aprimorei minha velocidade, resistência e agilidade, o que também me ajudou com o futebol, outro esporte que pratico com frequência”, conta.
Confiante em conquistar um bom resultado, o estudante Fabio Rosa participará pela segunda vez da corrida. “A principal lição que aprendi nos treinamentos e na competição do ano passado foi correr atrás dos meus objetivos, e saber que eu sou capaz”.
A preparação começou em setembro, quando cada escola selecionou seus representantes. Escolhidos os atletas, iniciaram-se os encontros para treinamento focado nas distâncias, que aumentam gradativamente de acordo com a idade do participante. Os estudantes também passaram por exames médicos para atestar as condições de saúde.