• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/05/2015
Pais e Alunos

Alunos da rede realizam atividades extracurriculares na USP

Jovens visitam as dependências da universidade para o desenvolvimento da cultura científica

Alunos da rede estadual de ensino realizam atividades extracurriculares na Universidade de São Paulo (USP). O projeto chamado “Vivendo a USP” tem o objetivo de compartilhar o conhecimento desenvolvido dentro da universidade com alunos e professores da rede pública. Em contrapartida, os estudantes têm a função de gerar a multiplicação do conhecimento dentro da sua própria escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cerca de 40 estudantes do Ensino Médio,  da E.E.Santo Dias da Silva, localizada no bairro Jardim Maringá, participam do projeto. A inserção dos alunos ocorre em várias áreas, como artes, humanidades, ciências biológicas e exatas. “Selecionamos os alunos pelo desempenho e comportamento. É necessário também ter um boa convivência dentro da escola”, explica Luis Tadeu Juvenal, professor de química e física da unidade escolar.

A USP realiza uma apresentação dos espaços inseridos no cronograma do projeto para os professores participantes. Depois disso, dependendo da sua disponibilidade e de seu interesse, os docentes escolhem os locais para a visita dos alunos.

Durante três dias, os estudantes realizam uma imersão por meio de atividades interativas, nas dependências da universidade, para o desenvolvimento da cultura científica, além da inclusão social. “Ajuda a fomentar o interesse pelo estudo, em conhecer outros temas, além de ingressar numa universidade”, destaca o professor de física, Clayton Ferreira dos Santos.

Depois da visita, os alunos entregam relatórios sobre o aprendizado adquirido durante o projeto. O encerramento do programa consiste numa gincana que é apresentada pelos alunos participantes dentro da unidade escolar.  “O projeto dá a oportunidade do aluno se tornar um agente multiplicador”, professor Clayton Ferreira dos Santos.

O professor destaca ainda que três alunos da escola da rede ingressaram em universidades públicas. “Novos olhares e novos horizontes tem sido despertados em nossos alunos a partir de projetos como o Vivendo a USP e dos trabalhos que nós professores, com o apoio da direção escolar, estamos incessantemente desenvolvendo”, conta.

“É interessante ressaltar que, pelo segundo ano consecutivo, superamos a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP) no Ensino Médio”, finaliza. 

Saiba mais sobre o projeto Vivendo USP no site oficial