quinta-feira, 19/05/2005

Alunos de Colômbia participam de palestra sobre Orientação Vocacional

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dona Alice Fontoura, do município de Colômbia, participaram na última sexta-feira, dia 13, da palestra Exigências Atuais do Mercado de […]

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dona Alice Fontoura, do município de Colômbia, participaram na última sexta-feira, dia 13, da palestra Exigências Atuais do Mercado de Trabalho, ministrada pelo administrador de empresas, Dênio Arrais. A palestra faz parte do Programa Orientação Vocacional, que visa orientar os alunos na escolha profissional.

Professor da Fiso – Faculdades Soares de Oliveira e do Centro Paula Souza, consultor do Senac/SP, licenciado em Administração e pós-graduado em Marketing, Dênio Arrais abordou os temas mais questionados pelos jovens durante a escolha profissional. Entre eles, as principais características valorizadas pelo mercado de trabalho, qual caminho escolher para não errar, algumas profissões clássicas, as grandes oportunidades atuais do mercado de trabalho, a importância de se ter satisfação naquilo que se faz, entre outros assuntos.

Segundo a diretora da escola, Maria Antonia Rios, o projeto contará com palestras mensais durante todo o ano. Entre os temas que serão apresentados estão: As Questões Psicológicas na Escolha da Profissão, Exigências Atuais do Mercado de Trabalho, Elaboração de Currículo e Apresentação de Entrevistas de Emprego, Marketing Pessoal.

No segundo semestre do ano letivo, o Projeto de Orientação Vocacional será dedicado a depoimentos de profissionais de diversas áreas. Nessas palestras os alunos conhecerão uma visão real de determinadas profissões no mercado de trabalho, habilidades necessárias, áreas em que os profissionais podem desempenhar suas funções, pontos positivos e pontos negativos de cada área de trabalho.

“Faça do trabalho uma satisfação. Pense. O conhecimento é seu alimento, a partir do momento que você pára de aprender, sua missão está encerrada. O caminho do sucesso está em buscar a felicidade”, aconselhou o palestrante.

Eduardo Santos