Os alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis, estão estudando à distância com o aplicativo do Centro de Mídias de SP desde o retorno das aulas em 27 de abril. E com o objetivo de promover atividades complementares mais dinâmicas e para também manter a proximidade com os alunos, o professor Ricardo Pataro, que leciona física para os alunos da 1ª série do Ensino Médio está desenvolvendo aulas práticas com o auxílio de um laboratório virtual.
Essa ferramenta virtual está disponibilizada no site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e permite alguns experimentos como propagação do calor, leis de newton, corrente alternada, além de experimentos com arduíno. O acesso ao laboratório de experimentação virtual é possível por meio deste link: ‘http://relle.ufsc.br’.
Para o professor Ricardo Pataro está sendo um desafio esta prática, mas que aos poucos os alunos estão sendo mais participativos. A primeira atividade proposta para eles foi o estudo do plano inclinado. Os alunos foram divididos em grupos. Primeiro cada aluno faz sua análise seguindo o roteiro do professor e depois há a interação de todos os grupos via whatsapp. Ao final do processo, eles elaboram uma conclusão geral que é apresentada ao professor.
“As atividades no momento vão além da discussão da física em si. É uma possibilidade para os alunos ampliaram seus conhecimentos por meio de outras ferramentas do qual eles não tinham tanta familiaridade”, ressaltou o professor.