• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/05/2020
Boas Práticas

Alunos de escola de Assis participam de aula de física com auxílio de laboratório virtual

Além do aplicativo do Centro de Mídias SP, professor de Escola Ernani Rodrigues utiliza plataforma online para atividades práticas

Os alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis, estão estudando à distância com o aplicativo do Centro de Mídias de SP desde o retorno das aulas em 27 de abril. E com o objetivo de promover atividades complementares mais dinâmicas e para também manter a proximidade com os alunos, o professor Ricardo Pataro, que leciona física para os alunos da 1ª série do Ensino Médio está desenvolvendo aulas práticas com o auxílio de um laboratório virtual.

Essa ferramenta virtual está disponibilizada no site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e permite alguns experimentos como propagação do calor, leis de newton, corrente alternada, além de experimentos com arduíno. O acesso ao laboratório de experimentação virtual é possível por meio deste link: ‘http://relle.ufsc.br’.

Para o professor Ricardo Pataro está sendo um desafio esta prática, mas que aos poucos os alunos estão sendo mais participativos. A primeira atividade proposta para eles foi o estudo do plano inclinado. Os alunos foram divididos em grupos. Primeiro cada aluno faz sua análise seguindo o roteiro do professor e depois há a interação de todos os grupos via whatsapp. Ao final do processo, eles elaboram uma conclusão geral que é apresentada ao professor.

“As atividades no momento vão além da discussão da física em si. É uma possibilidade para os alunos ampliaram seus conhecimentos por meio de outras ferramentas do qual eles não tinham tanta familiaridade”, ressaltou o professor.