• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/09/2015
Pais e Alunos

Alunos de SP aprendem como é coletado e tratado o esgoto das cidades paulistas

Visita será guiada nesta quinta-feira (24) pela equipe do Ciência em Show

Nesta quinta-feira (24), alunos da rede estadual paulista terão a chance de conhecer como é coletado e tratado o esgoto das cidades de São Paulo. A aula virtual será guiada pela equipe do Ciência Show direto da estação Jesus Neto, da Sabesp. A unidade é a primeira da América Latina a utilizar o método por lodos ativados – fases líquida e sólida – e a oferecer água de reuso às indústrias. A transmissão será ao vivo em dois horários: às 10h, neste link, e às 14h, neste link.

– Confira o taser oficial sobre a visita virtual à estação de tratamento de esgoto 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Instalada no bairro do Ipiranga, na capital paulista, a estação faz parte do complexo organizado e gerido pela empresa estadual de saneamento. A cada minuto, o sistema é capaz de tratar uma piscina olímpica. Em São Paulo, são utilizados sete tipos de tratamento, que variam de acordo com a região. Todos, porém, têm o objetivo de remover os poluentes domésticos e industriais.

No primeiro semestre, Educação e Sabesp promoveram um tour pelas estações de tratamento de água. Sob orientação de técnicos da companhia, os estudantes aprenderam mais sobre o controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor. Saiba mais aqui.