• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 14/10/2013
Professores e Funcionários

Alunos distribuem flores para moradores da cidade de Araraquara

Ação faz parte do projeto "Gentileza gera gentileza", apresentado no Seminário de Proteção Escolar

Bom dia. Muito obrigado. Por favor.

Frases simples como essas podem fazer a diferença e alegrar o dia de muita gente. Se as palavras vierem acompanhadas de um botão de rosa, fica ainda mais fácil arrancar um sorriso até mesmo dos mais sérios. Foi com uma iniciativa como essa, inspirada na história de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza, que a professora da E.E. Lysanias de Oliveira Campos, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, fez a diferença em sua escola.

Com o lema “Gentileza gera gentileza”, a professora de Química deu início ao projeto na escola de Araraquara apresentando aos estudantes exemplos de iniciativas que buscam alegrar e amenizar a rotina agitada das pessoas. “Mostrei para os alunos a história do ‘abraço grátis’, que nasceu em Nova Iorque na tentativa de deixar a rotina das pessoas mais leve e apresentei a história do profeta Gentileza, que dedicou anos de sua vida sendo gentil e entregando flores as pessoas”, explica Ana Carolina.

O próximo passo foi colocar a mão na massa. Os alunos confeccionaram 2 mil flores para serem entregues em frente a prefeitura da cidade. “O retorno foi melhor do que esperávamos. Os alunos receberam, mesmo sem esperar, chocolates, abraços e palavras de estímulo das pessoas que ganhavam as flores”, conta orgulhosa a professora.

Além disso, durante todo o ano os estudantes foram estimulados a serem gentis uns com os outros e valorizarem o trabalho da comunidade escolar, entregando cartões e dizendo a importância do trabalho de cada educador.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“A resposta dos alunos ao projeto foi incrível. Foi um trabalho de formiguinha, que começou em uma sala e ganhou toda a escola. Contamos com o apoio da nossa professora mediadora que estimulou todos os outros educadores a aderirem à ideia. Nosso próximo passo será distribuir flores para os pais dos alunos”, afirma a autora do projeto.

Sistema de Proteção Escolar

O projeto “Gentileza gera Gentileza” foi selecionado para ser apresentado no 2º Seminário de Proteção Escolar. Criado em 2009 pela Secretaria da Educação, o Sistema de Proteção Escolar é um conjunto de ações que tem como objetivo promover ambientes pacíficos e democráticos nas escolas da rede pública e garantir a segurança dos alunos, suas famílias e dos servidores estaduais.