• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/04/2015
Sociedade

Alunos do Ensino Médio da rede podem vivenciar o dia a dia de um parlamentar

Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro vão até dia 12 de junho

Motivar estudantes a propor ideias, pensar no processo democrático e no bem coletivo são algumas das metas do programa Parlamento Jovem. A edição deste ano já está com as inscrições abertas até o dia 12 de junho e os interessados podem se cadastrar no site da Câmara dos Deputados.

Para ser um jovem parlamentar, o estudante deve estar matriculado no Ensino Médio ou Técnico e ter entre 16 e 22 anos de idade. E o mais importante, elaborar um projeto de lei com foco na agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde ou segurança pública.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto de lei elaborado pelo aluno deve ser entregue juntamente com a cópia do documento de identidade, declaração de matrícula no Ensino Médio ou Técnico e o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis – em caso de alunos menores de idade – na secretaria da escola. Esta, por sua vez, encaminhará toda a documentação para o coordenador do programa na Secretaria da Educação.

Quem preferir pode mandar esse material diretamente ao coordenador estadual do programa na Educação. Lembrando que, nesta opção, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com.

Edição de 2015

A edição de 2015 vai acontecer no período de 21 a 25 de setembro, em Brasília. Desde quando foi criado, em 2004, mais de 800 jovens estudantes do Ensino Médio participaram de 5 dias de encontro. As proposições apresentadas são avaliadas por um time de especialistas na Assembleia e o trâmite se dá, quando possível, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. Ano passado, 94 propostas foram selecionadas, 51 delas oriundas de escolas estaduais.

Mais informações podem ser encontradas na seção 3 do Manual de Procedimentos. Há também como tirar as dúvidas pelo telefone (11) 3866-0611 ou por meio do e-mail do coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Educação, Sergio Luiz Damiati:sergio.damiati@educacao.sp.gov.br.