• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/03/2006
Últimas Notícias

Alunos egressos do Escola da Juventude poderão se candidatar às bolsas de estudo do Programa Escola da Família

Os concluintes do Ensino Médio por meio do Projeto Escola da Juventude – cujas aulas acontecem somente aos fins de semana e têm duração de 18 meses – também poderão […]

Os concluintes do Ensino Médio por meio do Projeto Escola da Juventude – cujas aulas acontecem somente aos fins de semana e têm duração de 18 meses – também poderão se candidatar às vagas de educador universitário oferecidas pelo Programa Escola da Família.

A medida poderá beneficiar 21 mil jovens e adultos que atualmente participam do Escola da Juventude e devem começar a se formar a partir de abril deste ano.

“O Escola da Juventude é um importante projeto de inclusão social, que além de dar a oportunidade de conclusão do Ensino Médio para milhares de pessoas, ainda lhes abre as portas para o mercado de trabalho, sempre tão exigente. Com esta medida, agora poderemos oferecer a estes formandos a possibilidade de continuidade dos estudos em nível superior, ou seja, eles poderão se inscrever no bolsa-universidade do Programa Escola da Família, que passará a aceitar o cadastro do estudante certificado pelo Escola da Juventude”, explica a coordenadora executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro.

Até então, os critérios para se inscrever no bolsa-universidade do Escola da Família exigiam que o candidato tivesse estudado os três anos do Ensino Médio em escola pública estadual ou municipal, e em casos especiais, nos Cefam´s (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE´s) ou supletivo presencial obrigatório, também em escola estadual.

Com a mudança, o certificado obtido via Escola da Juventude também será válido. “O Escola da Juventude possui uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos e por utilizar as novas tecnologias da Informação para acelerar o processo de aprendizagem, permite ao aluno o término do Ensino Médio em 18 meses. Com a integração dos projetos, os formandos deste curso terão a chance de tentar continuar seus estudos”, acrescenta a coordenadora do Projeto, professora Leila Maillo.

O Escola da Juventude acontece hoje em 316 escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O curso é dividido em módulos e os alunos ainda contam com uma 1h30min de aula de inclusão digital.

A Bolsa-Universidade

Atualmente, o Programa Escola da Família oferece 50 mil bolsas de estudos – sendo 35 mil vagas para as escolas estaduais e 15 para os municípios conveniados.

As inscrições são abertas periodicamente e o cadastro dos estudantes pode ser feito diretamente no site  do Programa. A bolsa de estudos é integral. O Governo do Estado de São Paulo paga 50% do valor da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a instituição de ensino superior parceira do Programa cobre o restante.

Em contrapartida, o bolsista atua como educador universitário nos finais de semana – das 9 às 17 horas – na escola estadual para a qual foi encaminhado. Participam do Programa Escola da Família 5.306 escolas estaduais.