• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/09/2009
Últimas Notícias

Alunos lançam livro “O Segredo dos Amuletos”

Obra de ficção lembra o clássico Harry Potter e terá tarde de autógrafos nesta sexta-feira, na Diretoria de Ensino Norte 2 Três alunos da rede estadual lançam, na tarde desta […]

Obra de ficção lembra o clássico Harry Potter e terá tarde de autógrafos nesta sexta-feira, na Diretoria de Ensino Norte 2

Três alunos da rede estadual lançam, na tarde desta sexta-feira (18/9), o livro “O Segredo dos Amuletos”. A tarde de autógrafos vai acontecer às 16h, na Diretoria de Ensino Norte 2. Escrito em parceria com a professora Sandra Martins, que leciona português na Escola Professor Sérgio da Costa, o livro é o primeiro de uma série de dez publicações em que os adolescentes narram uma história de ficcção semelhante ao clássico Harry Potter.

A história se passa em São Paulo, nos dias atuais, e tem como fio condutor a vida de Marcelo, um garoto de 11 anos de idade que descobre ter um amuleto com poderes mágicos. A ideia inicial foi dada por Luan Carvalho, de 14 anos, aluno da 7ª série do Ensino Fundamental, que já escrevia para o jornal mural da escola e resolveu mostrar uma de suas histórias para a professora. Sandra gostou e o incentivou a fazer o livro.

Além de Luan, a professora chamou dois alunos da mesma série para participar do projeto: Matheus Silva e Thais Souza, ambos de 13 anos. “Foi um pouco complicado escrever o livro em grupo, mas conseguimos e aprendemos muito nesse processo”, conta Sandra.

“Exemplos como esse têm que ser amplamente divulgados, pois mostram todo o potencial que está guardado em nossas escolas. A iniciativa dessa professora e de seus alunos é fantástica”, elogiou o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O livro tem 183 páginas e estará à venda no lançamento por R$ 25. Para os interessados em adquirir a publicação, “O Segredo dos Amuletos” também ficará disponível na loja Acme Brinquedos, no Jaçanã. Os alunos da Escola Professor Sérgio da Costa podem comprá-lo por R$ 15 na própria instituição de ensino. A trilogia já está pronta e os próximos volumes serão lançados em breve.

Os autores

Coincidência ou não, os três jovens escritores pensam em se tornar jornalistas no futuro. Luan, o idealizador da história, vai ainda mais longe: “Quero fazer várias faculdades. Também gostaria de estudar ciências política e direito”, afirma. O garoto usa sua experiência de vida – viajou pelo Nordeste por cerca de quatro anos com a banda do tio, que é cantor de forró – para criar algumas histórias do livro. “Viajei e conheci muita gente diferente. Acho que isso fica mais visível na terceira parte, onde o Marcelo também viaja bastante”, explica Luan. Filho de um segurança e uma costureira, o menino atribui aos pais o gosto que adquiriu pela leitura. “Toda a minha família adora ler”.

Matheus, segundo a definição da professora Sandra, é um menino acima da média. “Ele produz muito. No nosso jornal da escola, ele já escrevia colunas com quatro pseudônimos diferentes” relata. Para o “prodígio” da professora Sandra, lançar o livro é a realização de um sonho: “Eu sempre pensei nisso, mas não achava que aconteceria tão cedo”.

A menina do grupo, Thais, é uma leitora ávida. A jovem conta que os pais estão muito orgulhosos com essa conquista. “Participar desse livro foi fantástico, aprendi a trabalhar em equipe, conheci novos métodos de trabalho e acho que estou escrevendo muito melhor.”