• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/04/2013
Boas Práticas

Arte na escola: alunos da rede estadual participam de festival colaborativo

Cerca de 600 estudantes estiveram presentes em oficinas artísticas e culturais do Baixo Centro

Tinta, giz de cera e quadros espalhados pelo pátio da escola. Enquanto alunos curiosos observam o cenário atípico da E.E. Canuto do Val, outros arregaçam as mangas e se unem a artistas plásticos voluntários. Em meio a muitas cores e ideias, desenhos e pinturas vão tomando forma, dando a escola um verdadeiro ar de ateliê.

“Tenho um caderno cheio de retratos desenhados, pois gosto de pintar. Ver toda essa arte me estimula muito. Ainda mais sabendo que vamos contribuir para uma coisa que ficará aqui na escola”, conta o aluno Gustavo Vieira de Moraes.

Localizada no bairro Bom Retiro, região central da capital, a escola integra as atividades do Festival Baixo Centro 2013. O festival de arte colaborativo envolveu cerca de 600 alunos da unidade por meio de exposições, documentários, oficinas de poesia, costura e técnicas artísticas. Tudo com a supervisão de artistas voluntários moradores da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“É muito importante ver a escola se abrindo para atividades culturais que saiam da sala de aula e ocupem o contraturno do aluno. É muito animador ver o quanto é possível fazer um trabalho voluntário e o quanto as pessoas são receptivas a essa ideia”, revela a arte educadora e uma das voluntárias, Juliana Ferreira da Luz.

Para a diretora da unidade, Márcia Volpi, essa é uma importante oportunidade para troca de conhecimento entre alunos e os demais participantes. “Poder aprender com pessoas que possuem habilidades diferenciadas e que estão dispostas a passar esse conhecimento é muito gratificante”, afirma. “O centro de São Paulo precisa ser visto e reconhecido pela sua cultura e arte”, conclui a educadora.