• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/09/2005
Últimas Notícias

Ballet Stagium foi à Escola da Família em Santos

Um show de disciplina, dedicação e sintonia. Assim pode ser resumido o espetáculo de ballet apresentado no último sábado, em Santos, pelo Projeto Joaninha- Stagium vai à escola. O palco […]

Um show de disciplina, dedicação e sintonia. Assim pode ser resumido o espetáculo de ballet apresentado no último sábado, em Santos, pelo Projeto Joaninha- Stagium vai à escola. O palco da apresentação foi a EE João Octávio dos Santos, no Morro do São Bento. Com o tema Danças da Ilha de Santa Cruz, a iniciativa é uma parceria da Companhia de Ballet Stagium com o Programa Escola da Família, do Governo do Estado. O objetivo é contribuir com a ampliação do universo cultural de crianças e jovens participantes do Escola da Família, fortalecendo o eixo Cultura.

O secretário adjunto da Educação, Paulo Barbosa, ficou encantado com a apresentação e parabenizou a companhia pelo projeto social. “A aproximação desses jovens com uma companhia de ballet tradicional e conceituada como o Stagium é uma oportunidade valiosa. Tenho certeza que nesse grupo serão revelados diversos talentos. Se não fosse por meio de parcerias os alunos da rede pública não teriam possibilidade de acesso à dança”, enfatizou o secretário.

O projeto, que já foi levado a todos os municípios da Baixada Santista, visa a realização de trabalhos temáticos nos espaços escolares transformados pela equipe técnica em espaços culturais. Cerca de 60 bailarinos, entre 7 e 14 anos de idade, durante 45 minutos realizam uma apresentação que possibilita uma viagem pela história do Brasil. A coreografia de Décio Otero, trabalha danças étnica, contemporânea, de roda sacra e profana, dança de rua e uma mistura das músicas eruditas e populares.

A diretora teatral, Márika Gidali, disse que o objetivo é justamente trabalhar a diversidade cultural. “O grupo profissional do Stagium desenvolve muito o tema. Acabamos levando a identidade brasileira também para o projeto. Além de trabalhar o corpo, a mente, interpretação e expressão corporal, os bailarinos aprendem um pouco mais da história”, destacou.

Ao final da apresentação os jovens fizeram uma releitura de seus direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A coordenadora executiva do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, a dirigente regional de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira dos Santos, entre outras autoridades, prestigiaram o evento.

 

 

 

 

 

O projeto

Criado em 2000, o Projeto Joaninha admite crianças entre 7 e 16 anos de idade, pertencentes às escolas públicas das periferias de São Paulo, com gosto, interesse e disponibilidade de tempo para freqüentar as aulas de dança. Atualmente o projeto atende cerca de 100 bailarinos.

Renata Ferrarezi