quarta-feira, 21/03/2018
A Escola Que Queremos

#BoasPráticas: água, se não cuidar vai faltar

Na E.E. Milton da Silva Rodrigues, estudantes aprendem os ciclos da água e a importância de preservar o recurso

Na E.E. Milton da Silva Rodrigues, o projeto “Água: a importância para nossas vidas” tem mobilizado professores, alunos e demais funcionários para o uso consciente do recurso hídrico. A iniciativa partiu dos educadores Cleonice Paes de Barros, Thiago Xavier, Luis Carlos e Leonilda Seno. Todos se juntam para levar informações à comunidade escolar, mostrando as múltiplas formas de uso da água, os ciclos da mesma e a importância dela para toda forma de vida do planeta Terra.

De início, aos educandos é apresentada uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. A participação dos alunos é ativa, o que proporciona a eles assumirem de forma independente e autônoma atitudes e valores para que sejam combatentes a favor da proteção do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto é ajudar os alunos e as alunas a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água. Com isso, eles se tornam agentes capazes de perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social.

Os alunos reconhecem, então, que a qualidade de vida está diretamente ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço. Adotam no dia-a-dia medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica, entendem que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos e conscientizam os vizinhos e familiares para o recurso não seja desperdiçado, nem poluído.

“Eles conseguem fazer essa reflexão diante dos temas propostos e, inclusive, durante as apresentações chamam a atenção sobre a importância da água e como devemos preservar”, diz a professora Cleonice. A educadora relata que, além de ensinar, aprende bastante com os alunos. “Eu sofro de pressão alta e uma aluna, certo dia, durante uma apresentação, olhou para mim e disse que eu precisava beber mais água. Eles observaram e chamaram a minha atenção”, conta Cleo. Ela também disse que depois de tomar essa bronca, ficou com medo e passou a beber mais água. “Aprendi com eles”, finaliza.

O projeto “Água: a importância para nossa vidas”leva colabora com o avanço pedagógico, além de levar a reflexão sobre consumo, tratamento, escassez, recursos hídricos e os investimentos na questão de tratamento da água e do esgoto. “Até mesmo por ser o conteúdo de Química da 2ª série, que fala sobre tratamento da água, água potável, água pura. E como tem laboratório, a gente faz uma pequena demonstração das etapas de tratamento da água. Assim, eles têm uma noção real de como a água chega em casa”, esclarece o professor de Química, Luiz Carlos Rossetti.

E o projeto tem surtido bastante efeito na garotada da E.E. Milton da Silva Rodrigues. Rudy Ferreira Abramovitz, 15, que cursa a 2ª série do Ensino Médio afirma que “antigamente eu tinha uma noção da importância da água, mas após o trabalho essa consciência aumentou. Agora sabemos os motivos pelos quais temos que preservar o recurso”, explica.

Sua colega, a jovem Ana Luisa de Lima Miyamoto, 17, que está na 3ª série, comenta que mora em um condomínio que se importa com a preservação e o uso consciente da água. “Toda semana, cada apartamento tem uma cota de água, o condomínio levou essa questão para não ter o exagero, e quem ultrapassa recebe até uma multa”, diz a estudante. Ela relata que sua família nunca precisou levou uma advertência, mas “as famílias de alguns amigos meus já tomaram essa multa. Essa consciência tinha que vir de cada um, e não por meio do medo de pagar”, acredita Ana Luisa.

Ela também fala sobre o importante papel de multiplicar as informações. “Os alunos do Médio sempre tentam repassar o aprendizado aos outros alunos, que não estão dentro do projeto. Alguns não entendem, mas a maioria sim. Se a gente não tiver essa consciência o futuro está em cheque”, finaliza.

Com todas essas atividades, o projeto desenvolvido na E.E. Milton da Silva Rodrigues forma cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que o mundo tem enfrentado.