• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/03/2018
A2img/Diogo Moreira
A Escola Que Queremos

#CEEJA: mulheres têm voltado à sala de aula em busca de independência financeira e autonomia

Unidade de Osasco já recebeu mais de 400 matrículas em 2018, sendo 62% formado por mulheres

Nunca é tarde para voltar aos estudos, e o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem retornar à sala de aula. Essa é uma ótima oportunidade para quem quer, por exemplo, se recolocar no mercado de trabalho.

Neste modelo, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. As aulas são à distância, mas sempre que sentir necessidade o estudante pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores.

O curso oferecido pelo CEEJA tem demanda de presença flexível para o aluno, com atendimento individualizado para orientação de estudo e realização das avaliações parciais e final. São 31 unidades, com cerca de 80 mil estudantes matriculados, e o número de mulheres atraídas têm sido maior a cada ano.

Em Osasco, a unidade do CEEJA já recebeu mais de 400 matrículas desde o começo do ano, sendo 62% das estudantes mulheres para completar a Educação Básica. Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba, essa procura se deve a necessidade de independência financeira e autonomia.

Para ela, “esse é um dos trabalhos mais gratificantes que um professor pode ter. Ajudar essas mulheres a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, acredita.

Maria das Graças, cozinheira experiente, é uma das estudantes da unidade de Carapicuíba e retornou às salas de aula para tentar uma chance de promoção. Mesmo há anos na profissão, a falta de escolaridade tem atrapalhado seu crescimento no trabalho. “Não importa o quanto você saiba ou tenha aprendido dentro da cozinha, todos ainda querem o conhecimento que só vem da sala de aula. A flexibilidade do CEEJA é ideal para quem precisa trabalhar e estudar”, completa.

Ao se matricular no CEEJA, o aluno também recebe gratuitamente o material “EJA Mundo do Trabalho”. A cartilha explora conteúdos relativos à compreensão da evolução do trabalho na história, além de aspectos que auxiliam os estudantes na busca de um primeiro ou de um novo emprego.