O Centro de Estudo de Línguas (CEL) oferece às alunas e aos alunos da rede estadual paulista a oportunidade de aprender novos idiomas. Em todo o Estado de São Paulo, são 198 unidades que disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, conforme a demanda de cada região.
“O aluno sai preparado em três anos. Nesse período, ele aprende a falar, escrever e ler”, explica a professora de Japonês do CEL, Edna Tanaka. Oferecer aulas de formação complementar é um forte aliado à formação profissional e cultural de cada um dos estudantes da Educação.
“Acredito que oportunizar aos alunos o contato com um novo idioma, ou um aprofundamento, garante maiores possibilidades. Outro ponto é que podem se fazer uso todos os estudantes matriculados em qualquer modalidade de ensino da rede”, afirma Rosangela Valim, coordenadora da CGEB – Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.
Segundo a coordenadora, “a oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, o que é uma das razões da existência dos centros. Pois uma segunda língua vai globalizar nossos alunos e, com isso, estarão mais aptos a uma atuação no mercado que está cada vez mais competitivo”, diz Rosangela Valim.
Para Nathan Ventura, professor de Espanhol do CEL, “o Centro de Estudo de Línguas pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito… tudo isso muda em nós, é um crescimento. O Centro de Língua faz a diferença na formação do aluno”, finaliza.
Além da oportunidade, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos. “As aulas são presenciais, possibilitando que o aluno, além de aprender a ler, escrever, compreender e falar outro idioma, tenha a oportunidade de ampliar sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países”, complementa Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional – CEFAF.
O professor Herbert acrescenta que os cursos do CEL são voltados para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Duram, em geral, 03 anos, “com exceção do Inglês que tem duração de 01 ano. Assim, o aluno pode matricular-se concomitantemente em até 02 idiomas e sem concomitância em quantos ele desejar, dentro do período compreendido”, conclui o diretor do CEFAF.
CEL’s em números
O Centro de Estudo de Línguas acolhe 58.381 estudantes da rede estadual paulista, nas 198 unidades espalhadas pelo Estado. As línguas mais procuradas são espanhol, com 37.044 matriculados, e inglês, com 11.858 alunos.
Francês é a terceira língua com maior número de interessados e soma 4.366 crianças e jovens nas salas de aula. Na sequência vem japonês, com 2.304, alemão, com 1523, e italiano, com 1213 frequentadores. Ainda uma novidade, o idioma oficial chinês foi a última língua a ser incorporada no currículo no programa. Atualmente, 73 pessoas estudam mandarim nos CEL’s.
O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Fonte: CIMA Data base: Fevereiro/2018