• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/05/2021
Notícia

Centro de Mídias SP transmite 3⁰ programa da campanha Não Se Cale nesta segunda-feira (24) 

Parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo contra a violência infantil e de adolescentes aborda questões como alienação parental, bullying e cyberbullying; e a importância do diálogo com a escola neste momento de pandemia 

Nesta segunda (24), das 15h30 às 17h, no Canal de Desenvolvimento Profissional 1 do Centro de Mídias SP (CMSP), acontece o terceiro programa da série Não Se Cale, que aborda os diferentes tipos de violência¹ que afetam mais diretamente as crianças e adolescentes e suas famílias – violência física e psicológica (alienação parental/bullying e cyberbullying), sinais e consequências psicossociais da negligência, violência institucional e relatos de casos.  

Para introduzir o tema, a juíza Manoela Assef da Silva faz uma reflexão acerca da importância de dialogar com a escola em meio ao momento atual de pandemia e expõe dados estatísticos sobre os tipos de violência.  A magistrada também apresenta relatos de casos reais acompanhados pelo Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (SANCTVS).

Em um segundo momento, a psicóloga Mônica Potzik traz contribuições e vivências no atendimento a pessoas envolvidas nestas situações de violência e elementos para facilitar a identificação de sinais de violência. A apresentação é apoiada por vídeos criados pela Companhia Palhaços Sem Juízo, em parceria com o SANCTVS para a campanha Não Se Cale.

O programa aborda, ainda, outras esferas de violência como: negligência com relato de casos reais do SANCTVS, diferenciação entre negligência e precariedade material; violência física: casos do SANCTVS, com considerações acerca da violência auto-inflingida e tentativas, bem como sinais de suicídio. Outros pontos de destaque são a violência psicológica que enfoca o bullying e cyberbullying, além da violência institucional, com casos gerais e do SANCTVS, e a dupla violência: a psicológica que acompanha todas as demais.

Os canais de proteção como Conselho Tutelar e Disque 100 e encaminhamentos para a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente ganham destaque nesta discussão com ênfase no aspecto de cuidado e atenção a vulnerabilidades em contraponto aos aspectos comunitários e punitivos.

Os programas da campanha Não se Cale celebram uma ação conjunta do Poder Judiciário com a Secretaria da Educação de São Paulo para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente.

¹ Com exceção da violência sexual que foi abordada no segundo programa.

Palestrantes: 

Manoela Assef da Silva: juíza de Direito do SANCTVS – Tribunal de Justiça de São Paulo

Mônica Potzik: psicóloga judiciária do SANCTVS – Tribunal de Justiça de São Paulo.

Serviço: 

Segunda (24/05), das 15h30 às 17h

Campanha Não se cale: violências contra crianças e adolescentes (terceiro episódio da série)

No APP do CMSP: Canal do Desenvolvimento Profissional 1